Logo Folha de Pernambuco

Sport

Com presenças de Náutico e Sport, Liga Forte Futebol assina acordo com investidores

Presidentes Yuri Romão (Leão) e Diógenes Braga (Timbu) estiveram em São Paulo representando os clubes pernambucanos

Presidente Yuri Romão esteve em São Paulo para acordo da LFF com investidoresPresidente Yuri Romão esteve em São Paulo para acordo da LFF com investidores - Foto: Divulgação/SCR

Nesta segunda-feira (6), em São Paulo, Náutico e Sport estiveram presentes na cerimônia da Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), realizada para a assinatura de acordo de investimentos junto a Life Capital Partners e a Serengeti Asset Management. Elas pretendem se tornar sócias de uma futura liga, com o intuito de organizar o Campeonato Brasileiro e a Série B. O Rubro-negro foi representado pelo presidente Yuri Romão, enquanto o alvirrubro contou com a presença do mandatário Diógenes Braga.

A ideia dos clubes é viabilizar o montante negociado junto ao investidor, que consiste no valor de R$ 4,85 bilhões para uma liga com 40 equipes ou R$ 2,3 bilhões caso a adesão seja apenas de times da LFF. Para isso, no entanto, será necessária a aprovação dos órgãos deliberativos de cada agremiação.

“Particularmente, trato o dia de hoje como emblemático para o nosso futebol. Depois de muitas reuniões, estudos e, principalmente, união entre os clubes, a LFF assina acordo de investimento que vai marcar o início de um novo momento para o futebol brasileiro. E o Sport não poderia ficar de fora”, pontuou Yuri Romão.

“A presença do Náutico na Liga Forte Futebol foi construída desde o início de todo processo. O clube esteve presente em todas as reuniões participando ativamente de todos os debates. A LFF defende um modelo de futebol mais igualitário com divisões de cotas mais justas e sem abismos entre os clubes”, destacou Diógenes Braga. “O objetivo da LFF é construir um futebol forte e justo através de melhoria das receitas dos clubes. A presença do Náutico na LFF é mais um pilar de construção de um grande futuro para nosso clube”, concluiu.

A Liga Forte Futebol do Brasil tem como bandeira uma distribuição mais justa de receitas, além de fair play financeiro e governança, a fim de fortalecer e melhorar o produto do futebol brasileiro, com base no que é visto nos campeonatos de mais sucesso do mundo, a exemplo da inglesa Premier League.

No formato aprovado pelo grupo, os critérios para a divisão financeira são: 45% de maneira igualitária, 30% pela performance esportiva e 25% pelo apelo comercial. Além disso, há uma regra para que em nenhum cenário a disparidade entre o primeiro e o último time seja superior a 3,5 vezes.

“Uma distribuição de renda mais justa, baseada em critérios, é o ponto de partida para termos um produto mais forte, onde os clubes terão maiores condições de serem protagonistas. O nosso futebol não pode seguir com uma diferença expressiva nas arrecadações entre equipes da mesma competição e divisão”, disse o presidente do clube.

“Constatar tantos clubes imbuídos nessa mesma ideia, além de marcas e empresas que são referências no mercado, mostra que estamos no caminho certo”, concluiu Yuri.

 

Confira os 26 clubes que formam o Forte Futebol:

ABC
Atlhético-PR
Atlético-MG
América-MG
Atlético-GO
Avaí
Brusque
Chapecoense
Coritiba
Ceará
Criciúma
CRB
CSA
Cuiabá
Figueirense
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Internacional
Juventude
Londrina
Náutico
Operário
Sport
Vila Nova
Tombense

Veja também

Newsletter