Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Com quatro atacantes contratados, Santa busca evitar erros de 2021

Tricolor trouxe 13 reforços do setor ofensivo na temporada passada, mas apenas um balançou as redes

Bruno MoraesBruno Moraes - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Em 2021, o Santa Cruz fez 41 contratações. Bateu o recorde de reforços em uma mesma temporada na década - feito que era anteriormente do elenco do ano de 2018, com 39 peças trazidas pela diretoria. Da lista do ano passado, 13 foram atacantes. Quantidade que não se transformou em qualidade. Das “caras novas”, apenas uma balançou as redes. Retrospecto desanimador que o Tricolor espera não repetir com o quarteto que desembarcou para a temporada 2022.

Para o ano que vem, o Santa fechou as vindas dos atacantes Walter, Matheus Anderson, Matheusinho e Rafael Furtado. O primeiro é o que mais gera expectativa na torcida. Em 2021, o Tricolor trouxe, ao longo da temporada, 13 nomes. O único que marcou gol foi Lucas Batatinha. Passaram em branco no Arruda Wallace Pernambucano, Bruno Moraes, Frank, Levi, Madson, França, Bustamante, Elias Carioca, Adriano, Quinonez, Rone e Maxwell.

Os outros dois atacantes que marcaram gols com a camisa do Santa Cruz em 2021 eram remanescentes da temporada anterior. Casos de Léo Gaúcho e Pipico. Ambos não estarão no elenco coral em 2022. O primeiro solicitou rescisão contratual ao alegar salários em atraso, enquanto o segundo acertou a transferência para o Volta Redonda.

Na Série C passada, inclusive, o Santa Cruz teve o segundo pior ataque da competição, com 11 gols em 18 jogos. O Tricolor ficou à frente apenas do Oeste, que balançou as redes nove vezes. Os pernambucanos estavam no Grupo A da competição, enquanto os paulistas eram do Grupo B. 

Quase quatro times de reforços

Além de 13 atacantes, o Santa Cruz contratou em 2021 quatro goleiros, quatro zagueiros, sete laterais e 13 jogadores de meio-campo, totalizando 41 reforços. Neste ano, o Tricolor já fechou com 13 nomes. Além dos quatro atacantes citados, o clube trouxe um goleiro, um lateral, um zagueiro, três volantes e dois meias. 

Em 2022, o Santa Cruz terá apenas duas competições no calendário: o Campeonato Pernambucano e a Série D do Campeonato Brasileiro. Panorama que deve fazer o Tricolor diminuir no número de reforços, além do fato de o clube não contar, como em 2021, com as cotas de participação da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil. 

Veja também

Newsletter