Logo Folha de Pernambuco

SANTA CRUZ

Com sequência de vida ou morte na Série D, confira os números recentes do novo técnico do Santa Cruz

Com Evaristo Piza na beira do gramado, o Tricolor não pode vacilar nos próximos dois jogos ou dará adeus ao sonho do acess

Evaristo Piza terá dura tarefa pela frenteEvaristo Piza terá dura tarefa pela frente - Foto: Ronald Felipe/SCFC

Com a missão de pôr ordem na casa e salvar o Santa Cruz de mais uma eliminação na Série D, Evaristo Piza foi anunciado, na terça-feira (12), como novo treinador da equipe, após a demissão de Felipe Conceição do cargo.

Mas, assim como já se espera de qualquer início de trabalho no Tricolor, a situação já começa com muita pressão. Começando pelos protestos  de torcedores e passando pelo cenário de vida ou morte, tanto para o calendário deste ano, quanto para o próximo. O novo treinador Coral precisará, em um curto prazo, mudar a cara do time e não dar chance ao azar.

Principais trabalhos
Na carreira, o técnico soma passagens por diversos clubes como Manaus, XV de Piracicaba e Mirassol. Um dos seus melhores trabalhos foi no América-RN, com apenas 16 partidas, somando nove vitórias, três empates e quatro derrotas. Na equipe de Natal, não conquistou título.

O seu melhor retrospecto, sem dúvidas, foi no Botafogo-PB, por onde ficou por quase dois anos, e conquistou o Campeonato Paraibano de 2018 e foi vice da Copa do Nordeste, em 2019, após ser derrotado para o Fortaleza.

No Alvinegro da Estrela Vermelha, foram 73 jogos, com 37 vitórias, 23 empates e 13 derrotas, totalizando um aproveitamento de 61,18%. O técnico foi desligado do clube após uma sequência de desempenhos ruins em março de 2020, que teve seu estopim em uma dura derrota por 3x0 justamente para o Santa Cruz, pela Copa do Nordeste.

Apesar do bom retorspecto à frente do Botafogo-PB, o treinador não tem conseguido grandes feitos nos seus últimos clubes. No ASA, time que assumiu no fim de 2022, foram 12 jogos, com cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Após sua demissão, se transferiu para o Sampaio Corrêa - justamente para substituir Felipe Conceição, que havia acertado com o Santa Cruz na época. Na Bolívia Querida, o desempenho foi ainda pior, somando seis jogos sem nenhuma vitória.

No Santa Cruz, é "erro zero"
Apesar dos trabalhos recentes sem grande sucesso, o técnico já se provou nos clubes que dirigiu anteriormente e irá tentar reverter o revés complicado em que o Santa Cruz está na Série D. Os próximos dois jogos, contra Potiguar e Iguatu, respectivamente, serão os mais importantes para o Tricolor em 2023, já que, se a classificação não vier, o clube dará adeus não só à temporada, como também à boa parte da próxima, já que depende do acesso para obter um calendário em 2023 após campanha abaixo do esperado no Campeoanto Penrmabucano deste ano.

Veja também

Newsletter