Logo Folha de Pernambuco

Champions League

Com show de Haaland, City goleia Leipzig e avança às quartas da Champions League

Norueguês marcou cinco gols na partida contra a equipe alemã

Haaland se estabelece como o atual artilheiro da Champions LeagueHaaland se estabelece como o atual artilheiro da Champions League - Foto: Divulgação/ Manchester City

Leia também

• Inter de Milão resiste ao Porto fora de casa e avança às quartas de final da Liga dos Campeões

Com uma impressionante exibição de faro de gol de Erling Haaland, autor de cinco gols na partida, o Manchester City goleou por 7x0 o RB Leipzig nesta terça-feira (14) e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Depois do empate em 1x1 no jogo de ida da Alemanha, o City não deu chances para o adversário jogando no Etihad Stadium, com uma chuva de gols de Haaland (22', 24', 45'+2, 53' e 58). Completaram a festa inglesa Ilkay Gundogan (49') e Kevin de Bruyne (90'+2).

"Foi um jogo fantástico, é a única maneira de descrever. O melhor jogo que já fiz neste nível, mas uma vez já marquei nove gols em um jogo", declarou o atacante, que no Mundial Sub-20 de 2019 balançou as redes nove vezes pela Noruega contra Honduras.

Com a classificação, os 'Citizens' voltam ao 'Top 8' europeu em sua missão de conseguir seu primeiro título continental.

O primeiro gol dos ingleses saiu depois de uma decisão muito discutida da arbitragem. Aos 20 minutos de jogo, o VAR chamou o juiz de campo para revisar um toque de mão de Benjamin Henrichs dentro da área e Haaland abriu o placar na cobrança de pênalti.

- 34 gols em 25 jogos -
Dois minutos depois, com o Leipzig ainda tentando reagir, o goleiro Janis Blaswich deu um chutão para frente e o City contra-atacou. De Bruyne bateu de fora da área no travessão e Haaland aproveitou o rebote para fazer de cabeça.

O faro de gol do norueguês voltou a aparecer pouco antes do intervalo. Após cobrança de escanteio, o português Ruben Dias cabeceou na trave e a bola foi passando por cima da linha até que o camisa 9 apareceu para mandar para as redes.

Aos 22 anos, Haaland vem batendo vários recordes de precocidade. Com 34 gols em 25 jogos na Champions, ele já é o jogador mais jovem a balançar as redes mais de 30 vezes na competição, superando Lionel Messi - que conseguiu o feito aos 23 anos -, e o que precisou de menos partidas para chegar a tal número.

A festa dos 'Citizens' continuou no segundo tempo com Gundogan acertando um belo chute cruzado após tabela com Jack Grealish.

- Haaland iguala Messi e Luiz Adriano -
Mas a noite era de Haaland, que fez seu quarto gol ao aproveitar um rebote do goleiro em um lance que já tinha finalizado de cabeça subindo muito mais alto que a defesa alemã.

Pouco depois, ele marcou o quinto, em mais um rebote de Blaswich dentro da área.

Apenas dois jogadores tinham marcado cinco gols em um jogo de Champions: o brasileiro Luiz Adriano (atualmente no Internacional), com Shakhtar Donetsk contra o Bate Borisov em 2014, e Lionel Messi pelo Barcelona contra o Bayer Leverkusen em 2012.

Com sua impressionante atuação, Haaland assumiu a artilharia da atual Champions com dez gols, seguido pelo egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, que soma oito antes de sua equipe enfrentar o Real Madrid no jogo de volta das oitavas (vitória dos espanhóis por 5x2 na ida).

Faltando 30 minutos para o fim da partida, o técnico do City, Pep Guardiola, substituiu Haaland por Julián Álvarez, tirando a possibilidade de o norueguês se tornar o primeiro jogador da história a marcar seis gols em um jogo de Champions.

"Com certeza gostaria de ter jogado mais, mas também há outros jogadores", relativizou Haaland.

Nos acréscimos, De Bruyne recebeu de Riyad Mahrez e mandou a bola no ângulo para fechar a goleada dos 'Citizens' e dar fim à noite de pesadelo do Leipzig.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter