Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo 2022

Com susto e recorde, França vira e goleia Austrália pelo Grupo D

Partida marcou recorde de Giroud, que igualou Thierry Henry como maior artilheiro da história da França

Giroud (9) marcou dois na vitória e igualou Henry como maior artilheiro da FrançaGiroud (9) marcou dois na vitória e igualou Henry como maior artilheiro da França - Foto: FRANCK FIFE / AFP

No jogo de estreia dos atuais campeões, a França tomou um susto, mas venceu a Austrália por 4 a 1 e lidera o Grupo D da Copa do Mundo. A partida marcou o recorde de Giroud e uma nova lesão na seleção francesa.

O jogo começou com sustos para a atual campeã do mundo. Logo aos 9 minutos, Leckie recebeu um lançamento na direita, dominou limpando de Lucas Hernández e cruzou para Goodwin, sozinho, bater cruzado e abrir o placar. No lance, Hernández acabou sentindo o joelho esquerdo e teve que ser substituído por seu irmão, Theo Hernández.

A mudança deixou a França mais ofensiva, Mbappé ficou próximo do Giroud e a equipe investia em lances pela esquerda com Theo e o craque do PSG. Mas os lances levavam pouco perigo ao gol australiano, que conseguia afastar as jogadas e via a França errar nas trocas de passe no meio, como foi aos 21. Theo Hernandez erra passe na intermediária de defesa e a bola cai no pé de Duke, que bate forte de longe e a bola passa raspando a trave de Lloris. A Austrália conseguia trocar passes e tinha iniciativa na partida com a vantagem no placar.

Porém o volume de jogo francês valeu a pena. Aos 26, após escanteio cortado pela defesa australiana, Theo cruzou a bola novamente na área e Rabiot apareceu sozinho de cabeça para empatar a partida. O gol serviu para dar confiança aos franceses que viraram o jogo cinco minutos depois com Giroud.

Pressionando a saída de bola da Austrália, Rabiot força o erro da zaga e rouba a bola, consegue uma tabela rápida com Mbappé, que com um toque de calcanhar deixa o meia francês para entrar sozinho na área, para tocar para Giroud apenas empurrar para a rede

Ajudando na construção, Mbappé apareceu para finalizar aos 44. Após o cruzamento de Griezmann, o atacante entrou sozinho no meio da área e isolou. A Austrália ainda levou perigo no último lance da primeira etapa. Aos 47, McGree cruzou pela esquerda e Irvine cabeceou para Lloris ficar apenas assistindo a bola beijar a trave e sair.

Recorde e domínio francês 

A segunda etapa começou com mais domínio da França, controlando a partida e não permitindo a chegada da Austrália, que recuou mais o time e encontrou dificuldades para conseguir sair jogando como no primeiro tempo. 

Logo aos 4 minutos, o lateral cruzou para Giroud dar uma bela bicicleta que passou a esquerda do gol de Ryan, que só assistiu. Os franceses continuavam a investir no lado esquerdo com Theo e Mbappé. Aos 21, os dois tabelaram, Theo cruzou para trás, Mbappé furou e Griezmann pegou de primeira. A bola tinha endereço certo mas Behich tira em cima da linha para salvar a Austrália. 

Mas um minuto depois a França aumentou sua vantagem. Dembélé recuperou chute cruzado de Mbappé pela direita e cruzou na cabeça do camisa 10, a bola tocou na trave antes de entrar. Quinto gol do francês em Copas, igualando Zidane e Platini no top-3 de artilheiros.

Aos 25 vem o recorde. Em mais uma jogada pela esquerda, Mbappé arranca e cruza para Giroud cabecear e decretar a goleada. O gol, segundo do francês no jogo, serviu para igualar Henry como o maior artilheiro da seleção francesa com 51 gols. Giroud leva vantagem por ter feito em menos jogos - 115 contra 123.

A França manteve o ritmo, principalmente com Mbappé, que puxava os ataques franceses com velocidade pelo lado. Aos 44, escanteio cobrado por Griezmann para Konaté cabecear para baixo e exigir uma ótima defesa de Ryan. 

Agora a França se prepara para encarar a Dinamarca, sua carrasca na Nations League e que empatou sem gols com a Tunisia, proxima adversária da Austrália. Veja os horários.

2ª Rodada - 26/11

07h - Tunísia x Austrália | Al Janoub Stadium
13h - França x Dinamarca | Stadium 974

Ficha Técnica

França 4
Lloris; Pavard (Kounde), Konaté, Upamecano e Lucas Hernández (Theo Hernández); Rabiot, Tchouaméni (Fofana) e Griezmann; Dembélé (Coman), Mbappé e Giroud (Thuram). Técnico: Didier Deschamps (4-2-1-3)

Austrália 1
Matt Ryan; Atkinson (Degenek), Souttar, Rowles e Behich; Mooy, McGree (Mabil) e Irvine (Baccus); Leckie, Goodwin (Kuol) e Duke (Cummings). Técnico: Graham Arnold (4-3-3)

Local: Al Janoub Stadium, Al-Wakrah/CAT
Árbitro: Victor Gomes/AFS
Assistente: Zakhele Siwela/AFS e Souru Phatsoane/LES
Árbitro de Vídeo (VAR): Drew Fischer/CAN
Gols: Goodwin (9’/1ºT)/AUS; Rabiot (26’/1ºT), Giroud (31’/1ºT, 26’/2ºT), Mbappé (22’/2ºT)/FRA
Cartões Amarelos: Duke e Mooy/AUS

Veja também

Newsletter