Logo Folha de Pernambuco

Copa do Nordeste

Com torcida única, Sport e Náutico dão início à maratona de Clássico dos Clássicos na temporada

Em jogo válido pela segunda rodada do Nordestão, rubro-negro e alvirrubro se enfrentam na Ilha do Retiro

Clássico dos Clássicos, entre Sport e NáuticoClássico dos Clássicos, entre Sport e Náutico - Foto: Anderson Stevens/Sport Recife

A temporada mal começou, mas já teremos um grande jogo para agitar com o sentimento de duas torcidas pernambucanas. Neste sábado, Sport e Náutico fazem o Clássico dos Clássicos, válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste, às 17h45, na Ilha do Retiro. O duelo será o primeiro de, no mínimo, quatro entre as duas equipes em 2022, uma vez que Leão e Timbu ainda vão se encontrar no Estadual e na Série B do Brasileiro. Por conta do protocolo adotado pela FPF, após a confusão envolvendo alvirrubros e torcedores do Campinense na última terça-feira, a partida deste final de semana acontecerá com torcida única e apenas rubro-negros estarão presentes no estádio.

Após estrear com derrota para o CRB, no final de semana passado, o Sport busca os três pontos para não começar a se complicar no Nordestão. Na quarta-feira, o Rubro-negro goleou o frágil time do Sete de Setembro por 7x0. Apesar de não ser exigido tanto tecnicamente, a partida serviu para elevar a moral do elenco e dar ritmo aos atletas. Ainda sem Florentín, que testou positivo para Covid, o responsável por comandar o Leão perante o Náutico, mais uma vez, será o auxiliar César Lucena.

Para a partida, a escalação não deve contar com muitas mudanças em relação aos últimos jogos. Principalmente se nenhum jogador for diagnosticado com Covid-19 nos resultados que serão divulgados neste sábado. As ausências certas são o zagueiro Sabino, os laterais Ewerthon e Lucas Hernández, e os volantes Pedro e Blas Cáceres. Todos testaram positivo na terça. Além deles, o meia Gustavo e os atacantes Cristiano e Flávio não poderão atuar por não estarem com o esquema vacinal completo, que compreende ter tomado a segunda dose da vacina há, no mínimo, 14 dias. O Sport tentou a liberação junto ao STJD ao longo da semana, mas não obteve sucesso.

Pelo lado alvirrubro, criou-se a expectativa de que o Náutico poderia ter Jean Carlos e Kieza de volta aos gramados. A dupla, porém, continua fora. O meia ainda está na fase de transição, após sofrer uma lesão na panturrilha esquerda e desfalcar o time nos primeiros jogos de 2022. Sobre o atacante, que não joga desde julho, depois de sofrer uma lesão no tendão de Aquiles, o técnico Hélio dos Anjos frisou que o momento é de cautela.

“A chance de Kieza jogar é zero. Não podemos arriscar. A preocupação não é com a cirurgia, mas sim com o déficit muscular que ele tem de uma perna para outra. Não podemos, por conta do anseio da torcida e do jogador, colocá-lo. Não quero perdê-lo depois. Vamos seguir o protocolo do departamento físico para tê-lo nas melhores condições”, afirmou. A boa notícia fica por conta de Camutanga, que regressa após se recuperar de um problema intestinal.

Na frente, Hélio não pretende acionar Álvaro novamente entre os titulares. Já Leandro Carvalho teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está apto, mas o treinador não cravou sua presença entre os 11 que começam jogando.

Ficha técnica

Sport
Mailson; Ezequiel, Thyere, Renzo e Juba (Chico); Alê Santos (Ítalo), Watson e Denner; Éverton Felipe, Vanegas e Mikael. Auxiliar técnico: César Lucena.

Náutico
Lucas Perri; Hereda, Camutanga, Rafael Ribeiro e Júnior Tavares; Rhaldney, Djavan e Carpina; Leandro Carvalho, Ewandro e Robinho. Técnico: Hélio dos Anjos.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 17h45
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Rondinelle dos Santos Tavares (ambos de AL)
Transmissão: ESPN,TV Jornal e Nordeste FC

Veja também

Newsletter