Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Com um a mais em campo, Sport cede empate ao Grêmio

Leão abriu o placar, viu Kannemann ser expulso, mas sofreu gol de pênalti e não saiu da Ilha do Retiro com os três pontos

Patric, lateral do SportPatric, lateral do Sport - Foto: Anderson Stevens/ Sport Club do Recife

Leia também

• Por segunda vitória seguida, Sport recebe Grêmio, na Ilha

• Marivaldo se torna 'sócio ouro' do Sport e pode virar benemérito do clube

Com um a mais durante boa parte do segundo tempo, o Sport só ficou no 1x1 com o Grêmio, neste sábado (19), na Ilha do Retiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro 2020. Dalberto abriu o placar para os pernambucanos, mas Pepê, de pênalti, garantiu um ponto na bagagem para os gaúchos. O Leão está em 14º, com 29 pontos, correndo risco de cair um pouco mais na tabela em caso de triunfos de Athlético (15º) e Bahia (16º), que jogam domingo (20), contra RB Bragantino e Flamengo, respectivamente.

Uma aula de contra-ataque. Daquelas que unem velocidade e inteligência. Mugni arrancou do campo de defesa. Serviu para o Patric e pediu novamente a bola. Na tabela, ele observou Dalberto na área. Passe preciso para a conclusão tranquila do atacante. De pé em pé, o Sport abriu o placar na Ilha do Retiro.

A vantagem, contudo, não fez do Sport o dono das principais ações ofensivas. O Grêmio não sentiu o baque no placar e seguiu pressionando os mandantes. A saída de bola dos rubro-negros, decisiva no lance do gol, passou a ser um problema. Ronaldo e Marcão não se conectaram bem com Mugni e Thiago Neves.

Se mais um gol tivesse de sair na primeira etapa, seria do Grêmio. Os gaúchos tiveram quase 70% de posse de bola, muitas jogadas pelas laterais, cruzamentos, mas tremenda dificuldade em quebrar a linha defensiva do Leão. Nos primeiros 45, a eficácia venceu a insistência.

Assim como no início do primeiro tempo, o Sport teve outro motivo para comemorar nos minutos iniciais da segunda etapa. Desta vez não foi um gol, mas sim a expulsão do zagueiro Kannemann, do Grêmio, após falta dura em Marcão. A vantagem no placar ganhou a companhia da vantagem numérica.

Com uma a mais, os espaços foram aparecendo. Mugni novamente foi o garçom de uma boa jogada. Um passe para Thiago Neves, que chutou no cantinho e viu a bola passar rente ao poste de Vanderlei. 

Aos 27, Marcão faz falta em Churin. O árbitro, após ser auxiliado pelo VAR, assinala a penalidade. Pepê, com extrema tranquilidade, cobra e empata. Um jogo que se configurava para um final tranquilo ganhou ares de tensão para os leoninos. 

Com um a menos, mas animado pela reação, o Grêmio passou a trocar passes no campo de defesa do Sport. O Leão pareceu abalado pelo gol sofrido e desperdiçou uma grande oportunidade de engatar a segunda vitória seguida na Série A. Resultado amargo. 

Ficha técnica

Sport 1
Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão (Mikael), Ronaldo (Betinho), Lucas Mugni (Ricardinho) e Thiago Neves; Marquinhos (Raul Prata) e Dalberto. Técnico: Jair Ventura.

Grêmio 1
Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Cortez; Lucas Silva (Geromel), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Thaciano); Pepê, Ferreira (Luiz Fernando) e Diego Churín (Darlan). Técnico: Renato Gaúcho.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR). Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR)
Gols: Dalberto (aos 9 do 1ºT)
Cartões amarelos: Marquinhos, Thiago Neves (S); Pepê (G)
Cartão vermelho: Kannemann (G)

Veja também

Conheça trajetória de casal de lutadores que pretende fazer história no Jungle Fight 132
MMA

Conheça trajetória de casal de lutadores que pretende fazer história no Jungle Fight 132

Itamar Schülle explica o que quer do Santa Cruz em 2025
Santa Cruz

Itamar Schülle explica o que quer do Santa Cruz em 2025

Newsletter