Comunidade francesa do Recife se reúne para acompanhar classificação da França contra Marrocos
Franceses residentes no Brasil e admiradores do país assistiram ao jogo na Aliança Francesa
Celebração pela final. Integrantes da comunidade francesa do Recife acompanharam a semifinal da Copa do Mundo entre França e Marrocos desta quarta-feira (14), na Aliança Francesa, localizada no bairro do Derby. Além dos franceses residentes na capital pernambucana, brasileiros interessados na cultura do país europeu também assistiram ao jogo que terminou em festa pela classificação.
O gol marcado logo no início da partida sugeria uma tarde tranquila para os franceses, porém a seleção marroquina dificultou o jogo no segundo tempo e teve chances de empatar. O alívio só veio no final da segunda etapa, quando Kolo Muani ampliou o placar.
Jeremie Faucon, cônsul adjunto do consulado geral da França no Recife, analisou a vitória francesa. “Foi um jogo muito interessante, porque Marrocos estava jogando bem e fez o time da França ter muita dificuldade, mas felizmente o time conseguiu segurar a pressão deles. Vamos torcer para a França colocar a terceira estrela no escudo”.
O cônsul francês também comentou a reunião dos franceses em ocasiões como essa motivada pela Copa do Mundo. “É muito importante ter a oportunidade de convidar nossos compatriotas e as pessoas que gostam da França para compartilhar momentos de alegria”.
Leia também
• França vence Marrocos por 2x0 em jogo nesta quarta (14); vencedora enfrentará a Argentina na final
• Antoine Griezmann, a engrenagem da França na Copa de 2022
• Lloris diz que França deve jogar com "grande intensidade" para superar defesa do Marrocos
Nascido na Guiana Francesa, que é um território francês na América do Sul, Julien Canty mora no Brasil há sete anos. O estudante de medicina comemorou a classificação da França, mas lamentou o fato da Seleção Brasileira não ter avançado até a final. “A Seleção brasileira também é minha seleção e eu gostaria que estivesse na final. Mas infelizmente não aconteceu”, disse.
Com a vitória diante do Marrocos, a França vai encarar a Argentina na grande final da Copa do Catar, no próximo domingo (18). Sobre a decisão, Julien afirmou que “a ansiedade vem aos poucos, mas ainda é o momento de comemorar a classificação”.
Por outro lado, o cônsul Jeremie já está pensando na decisão. “Muito nervoso. Sei que o time argentino é muito forte, mas estamos esperando o título”.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua