Jogos Olímpicos

Confira a programação brasileira desta sexta-feira (9) nas Olimpíadas Paris 2024

Brasil terá disputas importantes na canoagem velocidade e atletismo

Alison dos Santos precisa melhorar seu desempenho para garantir uma medalha nos 400m com barreiras Alison dos Santos precisa melhorar seu desempenho para garantir uma medalha nos 400m com barreiras  - Foto: Miriam Jeske/COB

Agora é hora de entregar o melhor. Nesta sexta-feira (9), o Brasil torce para que dois dos seus principais atletas olímpicos consigam desempenhar bem suas provas e tragam medalhas para o país, Isaquias Queiroz, no C1 1000M, da canoagem velocidade e Alison dos Santos, nos 400m com barreiras, do atletismo. 

Já medalhistas olímpicos, Isaquias e Alison ainda não demonstraram suas melhores apresentações em Paris. O baiano Isaquias ficou na última colocação na final da disputa do C2 500m ao lado de Jacky Godmann, deixando escapar uma possibilidade de medalha. 

Na campanha do C1 1000m, o brasileiro ficou na segunda colocação em sua bateria, chegando cerca de três segundos atrás do primeiro colocado, o tcheco Fuksa Martin, dono da melhor marca mundial. Ainda assim, foi o suficiente para lhe classificar às semifinais direto. 

 

A disputa da semifinal em que o brasileiro está inserido promete ser bem forte. Além de Isaquias, estarão presentes o alemão campeão olímpico, e principal rival do baiano, Sebastian Brendel, o romeno Catalin Chirila, dono da melhor marca olímpica e o polonês Wiktor Glazunow. Caso avance, a final será 8h40. 

Piu busca a segunda medalha 

Na disputa dos 400 metros com barreiras, Alison ainda não conseguiu fazer algo perto das suas melhores marcas. Na primeira fase, Piu correu para 48.75 e terminou na terceira colocação da sua bateria, mas o suficente para avançar. 

 

Na semifinal o brasileiro deu um grande susto. Alison terminou novamente na terceira colocação, mas nessa etapa apenas os dois primeiros tinham vaga garantida e precisou acompanhar as outras baterias para saber se iria para final. Acabou que sua bateria foi a mais forte e o paulista avançou com o 4º melhor tempo. 

A princípio, a prova dos 400 metros com barreiras tinha três grandes favoritos, Alison, o americano Rai Benjamin - dono da melhor marca do ano - e o norueguês Karsten Warholm, atual campeão olímpico e recordista mundial. Porém, o francês Clement Ducos passou a ameaçar a entrar nessa disputa, fazendo marcas melhores do que a de Piu. 

Outras disputas

Vice-campeã mundial em 2019 e 2023, Caroline Santos é a cabeça de chave de número seis na categoria até 67kg do taekwondo e aparece com boas chances de medalha. Juma, como é conhecida a atleta, fará a sua estreia contra a atleta da Tailândia, Sasikarn Tongchan, às 6h36. Já no wrestling, Giullia Penalber conseguiu uma nova oportunidade de medalha e faz repescagem às 6h. Caso vença, a disputa do bronze será contra a chinesa Kexin Hong, a partir das 13h15.    
 

Veja também

Botafogo e São Paulo ficam no empate, no Rio, pelas quartas da Libertadores
Libertadores

Botafogo e São Paulo ficam no empate, no Rio, pelas quartas da Libertadores

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"
Sport

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"

Newsletter