Confira a programação brasileira deste sábado (3) nas Olimpíadas Paris 2024
Brasil vive a expectativa de disputas por medalha na ginástica artística, surfe e boxe
Neste sábado (03), a Olimpíada de Paris completa oficialmente uma semana de competições desde a abertura. E para o Brasil, esse dia pode render três importantes medalhas, com as disputas do salto na ginástica artística com Rebeca Andrade, no surfe com Gabriel Medina e a disputa por uma vaga na final com Bia Ferreira, no boxe.
Leia também
• Brasileiros ficam abaixo da expectativa em 2º dia do atletismo cheio de eliminações em Paris
• Pepê Gonçalves obtém o 2º melhor tempo e Ana Sátila, o 5º, no contrarrelógio do caiaque
• Rebeca Andrade está a duas medalhas de quebrar mais recordes na Olimpíada; saiba quais
Detentora de duas medalhas em Paris, bronze na disputa por equipe e prata no individual geral, Rebeca busca mais uma para sua coleção. A ginasta brasileira irá defender sua medalha de ouro na disputa do salto, conquistada em Tóquio 2021. A prova começa a partir das 11h20.
Só pra lembrar que amanhã tem Rebeca Andrade nas finais por aparelhos.
— Time Brasil (@timebrasil) August 2, 2024
São 22h47, em Paris, nesse momento.
Será que ela já jantou?
Será que ela já escovou os dentes?
Será que ela adormeceu rápido e bem?
Será que ela tá dormindo o sono das campeãs?#JogosOlímpicos #TimeBrasil… pic.twitter.com/0GknAm2B5D
Esse será mais um capítulo na história do duelo pessoal entre Rebeca e Simone Biles. As atletas já duelaram duas vezes neste aparelho em Paris. Nas classificatórias, a brasileira anotou 14.683 pontos, contra 15.300 da americana.
Por fim, no duelo entre elas no individual geral, a diferença de notas foi um pouco mais apertada. Andrade somou 15.100 e Biles 15.766. A grande vantagem para a americana está na nota de partida do seu salto, que tem dificuldade de 6.400, enquanto a brasileira, no máximo, partiu com salto de dificuldade com 5.600.
Surfe
Tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina disputa as últimas baterias em Teahupo’o, no Taiti. A semifinal contra o australiano Jack Robinson começa às 14h36 e tem tudo para ser dura. O adversário é o atual número quatro do ranking da WSL, circuito mundial de surfe, e tem bons resultados nessas ondas.
Mas Medina tampouco fica para trás. O brasileiro também já conquistou algumas etapas em Teahupo’o e tem nessa praia um dos seus redutos favoritos.
Na atual disputa olímpica, esse duelo colocará frente a frente os surfistas que conquistaram as melhores notas em uma só onda. Medina tem a mais alta até agora, 9.90 contra o japonês Kanoa Igarashi, na 3ª rodada. Jack Robinson teve um nota bem próxima, 9.87 na disputa contra o peruano Lucca Mesinas, ainda na 2ª rodada.
Boxe
Determinada a fazer história, Beatriz Ferreira precisa espantar um fantasma do passado. Neste sábado, pela primeira, a baiana estará de frente para sua algoz em Tóquio 2021 - quando ficou com a prata -, a irlandesa Kellie Harrington, a partir das 17h08.
Dessa vez as boxeadoras se enfrentam ainda na fase semifinal e apenas uma poderá reviver a sensação de lutar uma final olímpica. Da disputa em Tóquio para cá, as atletas possuem retrospectos parecidos no boxe olímpico e só perderam uma luta nesse período.
A grande expectativa para o duelo estava aguardada na disputa do Mundial da categoria em 2023, mas um boicote frustrou tudo isso. Várias confederações, incluindo a Irlanda, abandonaram a disputa devido às presenças dos atletas da Rússia e Belarus, países sancionados pela Guerra da Ucrânia.
Disputas coletivas
O Brasil também terá confrontos importantes nos esportes coletivos. A partir das 9h, a seleção feminina de handebol terá confronto direto contra Angola. A equipe de Cristiano Rocha precisa vencer para passar na quarta posição do Grupo B.
Força e determinação! Vamos com tudo em busca da classificação para a semifinal dos #JogosOlímpicos ! Nos vemos amanhã! Já anotou todos os detalhes? PRA CIMA, BRASIL!
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) August 2, 2024
x
️ 03/08 - 16h (horário de Brasília)
️ Estádio La Beaujoire
@tvglobo, @sportv e @CazeTVOficial pic.twitter.com/iw1yjPGZmt
Já no futebol, a seleção brasileira terá que entregar tudo que ainda não produziu. Pelas quartas de final, o Brasil enfrenta a França, equipe da casa, a partir das 16h. O treinador Arthur Elias não poderá contar com Marta, expulsa na última partida.
Agenda olímpica - 03/08
3h - Judô (disputa por equipes) - Brasil x Cazaquistão
4h - Tiro esportivo (skeet) - Georgia Bastos
5h05 - Atletismo (decatlo) - Fernando Balotelli
5h48 - Tiro com arco (oitavas de final) - Ana Luiza Caetano x Lisa Barbelin - FRA
6h - Ciclismo de estrada - Vinicius Rangel
6h20 - Atletismo (repescagem 800m feminino) - Flávia de Lima
6h55 - Atletismo (1ª rodada 100m) - Paulo André, Felipe Bardi e Erick Cardoso*
7h05 - Vela (ILCA 6) - Gabriella Kidd
7h20 - Vela (ILCA 7) - Bruno Fontes
8h05 - Vela (NACRA17) - João Siemsen e Marina Arndt
9h - Handebol - Brasil x Angola
10h30 - Canoagem Slalom (caiaque cross) - Ana Sátila
10h45 - Vela (470) - Isabela Swan e Henrique Haddad
11h20 - Ginástica Artística (final salto) - Rebeca Andrade
11h40 - Canoagem Slalom (caiaque cross) - Pepê Gonçalves
14h36 - Surfe - Gabriel Medina x Jack Robinson - AUS
15h48 - Surfe - Tatiana Weston-Webb x Brisa Hennessy - CRC
16h - Futebol - Brasil x França
17h08 - Boxe - Bia Ferreira x Kellie Harrington - IRL