Confira os cálculos do Náutico para evitar a queda à Série C
Timbu pode se livrar da degola com 45 pontos, mas precisaria engatar série de vitórias ainda não vista no torneio
Para evitar o rebaixamento à Serie C do Campeonato Brasileiro, o Náutico precisa fazer, no terço final da Série B, o que não fez nos dois primeiros. Até o momento, o time só venceu cinco vezes em 26 jogos, somando 24 pontos ao todo, ocupando o 18° lugar. Nos 12 compromissos restantes, o Timbu precisa ampliar esse número de triunfos - com menos embates a serem realizados, diga-se - ou repetir a mesma quantidade, mas tendo que assegurar ao menos um empate em quase todos os duelos derradeiros. Cálculos que mostram como a missão é complexa.
Levando em conta edições anteriores da Série B, a partir do atual modelo de disputa, iniciado em 2006, um time com pelo menos 45 pontos ficaria livre da queda. Apenas em quatro dos últimos 14 campeonatos um clube caiu com essa pontuação ou acima disso. Cenário ocorrido em 2007 (Paulista), 2008 (Marília), 2010 (Brasiliense) e 2011 (Icasa/CE). No caso do representante do Distrito Federal, o rebaixamento aconteceu com 46. Com os cearenses, foram 47. Já o ano com o pior desempenho foi em 2019, com o Londrina/PR, em 17°, caindo com 39.
Para chegar aos 45, o Náutico tem algumas possibilidades. A primeira é vencer sete dos 12 jogos finais. Outro caso é vencer seis e empatar um. O Timbu pode até se livrar com cinco triunfos, mas precisaria empatar seis dos sete jogos que faltam na contagem. Situação que deixaria a equipe com aproveitamento de 58,3%. Qualquer coisa menos que isso será necessário torcer para que a Série B 2020 seja bem nivelada por baixo, como ocorrido na temporada anterior.
Uma inspiração para o Náutico pode ser justamente o Figueirense, adversário que derrotou o Timbu na rodada passada da Série B, por 2x0, no Orlando Scarpelli. Mas, no caso, o Figueira de 2019. No ano passado, também após 26 jogos, o clube estava na lanterna e tinha apenas 23 pontos. Um a menos do que os pernambucanos possuem atualmente. Os catarinenses, contudo, conseguiram uma reação e escaparam da queda, ficando em 16º, porém com apenas 41 pontos.
Outros dois times fizeram 24 pontos ou menos nas primeiras 26 rodadas e escaparam da Série C. Foram eles Bragantino (2012, de 21 para 41 pontos) e Portuguesa (2006, de 24 para 45 pontos). De acordo com o site "Info Bola", o Náutico tem 75% de chances de queda.O próximo desafio do Timbu na Série B 2020 será diante do Brasil de Pelotas/RS, quinta (10), às 21h30, nos Aflitos.
Leia também
• 'Buscar contra times bem colocados', diz Hélio após derrota do Náutico
• Sob forte chuva, Náutico perde para o Figueira e cai uma posição