Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Confira retrospecto do Clássico das Emoções em mata-mata no século atual

Náutico leva vantagem no recorte, mas Santa foi superior nos últimos quatro encontros eliminatórios

Clássico das EmoçõesClássico das Emoções - Foto: Caio Falcão/CNC/Divulgação

O Clássico das Emoções desta quarta (29), entre Santa Cruz e Náutico, às 21h30, na Arena de Pernambuco, pela semifinal do Campeonato Pernambucano 2020, será o décimo confronto de mata-mata envolvendo os clubes no século atual. Com um detalhe curioso: embora o Timbu tenha vantagem, com cinco triunfos contra quatro do Tricolor, a sequência recente mostra uma supremacia da Cobra Coral, que há 10 anos não sofre um revés para o rival nesse modelo de disputa.

O Náutico levou a melhor nos primeiros cinco embates eliminatórios. Em 2001, foram duas vezes: na final de turno do Campeonato Pernambucano e depois na decisão valendo o título estadual. Na temporada seguinte, também valendo a taça, o triunfo foi  vermelho e branco. Dois anos depois, novo troféu da competição em cima do Santa. O último sucesso foi em 2010, quando o Timbu eliminou o Tricolor na semifinal do certame.

De lá para cá, o Santa Cruz iniciou sua reação. Começando por 2013, quando, na semifinal do Pernambucano, eliminou o Náutico - o time chegou à final contra o Sport e faturou o título. Em 2016, na mesma competição e pela mesma etapa, novo triunfo da Cobra Coral. No ano posterior, o encontro foi pela decisão do terceiro lugar do Estadual, com vantagem do Tricolor. O mais recente duelo eliminatório foi na temporada passada, na Copa do Brasil, com a equipe tirando, nas penalidades, o Timbu do mata-mata nacional.


 

Veja também

Newsletter