Logo Folha de Pernambuco

Futebol pernambucano

Conheça o Maguary, clube que disputará a Série A1 do Pernambucano em 2023

Equipe foi reativada neste ano, sendo uma das que garantiu o acesso na Série A2 ao terminar na terceira posição

Maguary jogará a Série A1 em 2023Maguary jogará a Série A1 em 2023 - Foto: Divulgação

O primeiro campeão da história da Série A2 do Campeonato Pernambucano disputará, pela primeira vez, a Série A1. Reativado em 2021, quando completou 50 anos desde a data original de fundação, em 1971, o Maguary, clube de Bonito, no Agreste, obteve neste ano o acesso à elite estadual e chega como grande novidade no torneio de 2023. 

Histórico

Fundado em 1971, a Associação Atlética Maguary viveu seu melhor momento em 1977, quando se sagrou campeã da Série A2 do Pernambucano - a primeira da história. Acontece que, no ano seguinte, o clube foi desativado. O retorno ao futebol ocorreu meio século depois, sob o comando do empresário Ytalo Pontes, presidente da instituição. Os azulinos chegaram a participar do primeiro arbitral para a Segundona de 2021, mas desistiram da disputa do certame por conta de problemas na estrutura do estádio Arthur Tavares de Melo, o Arthuzão.

“Reativamos o clube de fato neste ano, a partir de agosto, quando montamos o time e jogamos a Série A2. Também fizemos uma reforma no estádio, que hoje tem o melhor gramado do interior. Tudo isso com praticamente quatro meses de trabalho. Negociamos parte do time, emprestando jogadores para clubes de Minas Gerais, São Paulo e até da Coreia do Sul, mas temos um grupo competitivo e nosso objetivo é, primeiro, garantir a permanência na Série A1”, disse Pontes.



Caras conhecidas

O elenco do Maguary tem alguns nomes conhecidos do futebol pernambucano. A começar pelo volante Memo, de 34 anos, ex-Santa Cruz. Além dele, o clube também trouxe outros dois ex-tricolores, casos do goleiro Rokenedy e do atacante Maycon Félix. O atacante Rafinha, ex-Flamengo, e Zé Eduardo, campeão do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira, em 2011, também integram o grupo. 

“Temos um time que, se der liga, pode chegar às fases finais do Pernambucano, Além dessas peças experientes, temos também jovens promessas, como nosso centroavante Yan, de 20 anos, que era da base do Atlético/GO. Fizemos um investimento grande para comprar o atleta que será nosso camisa 9. Trouxemos ainda o lateral-esquerdo Paulo Vitor, de 21 anos, ex-Fluminense. Teremos uma boa mescla”, ressaltou. 

O Maguary é comandado pelo técnico Nilson, que já treinou outras equipes do estado, como Decisão, Vera Cruz, Central e Retrô. Recentemente, a equipe goleou o sub-20 da Fênix por 4x0 e perdeu para o CSA por 2x0 em dois amistosos de pré-temporada. O próximo compromisso da equipe é sexta (30), contra o Santa Cruz, às 15h, no Arruda. A estreia na Série A1 é dia 7 de janeiro, perante o Afogados.

 

Veja também

Newsletter