Conheça os jogadores nordestinos que disputarão a Liga dos Campeões 2020/2021
Dos sete atletas do Nordeste que jogarão a competição, três são da Paraíba. Pernambuco é ausência
O futebol do Nordeste é conhecido por ser berço de grandes craques do esporte brasileiro. Rivaldo, Ricardo Rocha, Juninho Pernambucano, Bebeto, Daniel Alves e Júnior foram alguns dos nomes da região que brilharam não apenas no Brasil, como também na Europa. Como aquecimento para o início das Liga dos Campeões 2020-2021, nesta terça-feira, a Folha de Pernambuco apresenta os sete atletas que representarão o Nordeste nesta edição da principal competição de clubes do planeta.
Leia também
• Icardi desfalca PSG na estreia na Liga dos Campeões contra Manchester United
• Fase de grupos terá duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo
• Lyon vence Wolfsburg e leva pela 5ª vez seguida a Liga dos Campeões feminina
Divididos em seis equipes, o grupo varia entre nomes consolidados de seus respectivos times, promessas e até jogadores experientes. Destaque para os três paraibanos da lista e para ausência de pernambucanos. Nesta edição da Liga dos Campeões, serão 71 jogadores brasileiros. Isto quer dizer que cerca de 10% dos atletas nacionais que disputarão a principal competição de clubes do mundo são oriundos do Nordeste.
Confira os atletas:
Diego Costa
Experiente centroavante de 32 anos continua sendo um jogador importante para o Atlético de Madrid, mas deve ganhar menos minutos como titular devido à chegada do uruguaio Luis Suárez. Natural de Sergipe, o atacante atuou 25 vezes e marcou 11 gols defendendo os Colchoneros e o Chelsea na Liga dos Campeões.
Roberto Firmino
Campeão da edição 2018-2019 e peça fundamental de um dos principais trios de ataque do Liverpool, o alagoano é hoje o principal jogador nordestino atuando na Europa. Atacante titular da Seleção Brasileira, Bobby não começou a temporada com o melhor desempenho, mas tem moral com Jurgen Klopp e naturalmente está em um dos favoritos ao título da competição. O jogador de 29 anos já acumula 35 jogos e 16 gols na Champions.
Douglas Santos
Revelado pelo Náutico, o lateral-esquerdo disputará sua segunda Liga dos Campeões. Na última temporada, já pelo Zenit, da Rússia, ele jogou todos os jogos da fase de grupos com a equipe, mas foi eliminado em último lugar do grupo, com sete pontos. Campeão olímpico pela seleção brasileira, em 2016, Douglas é natural de João Pessoa, na Paraíba, e está na segunda temporada no clube russo.
Otávio
Mais um natural de João Pessoa e revelado no futebol , o meia é um dos trunfos do Porto. Aos 25 anos, ele é uma das válvulas de escape da equipe e costuma dar trabalho com sua habilidade. O meia-atacante, que é cria do Santa Cruz, já disputou 19 jogos, marcou três gols e distribuiu três assistência na Liga dos Campeões. A melhor campanha do ex-jogador do internacional na competição europeia foi na temporada 2018-2019. Na ocasião, o Porto foi eliminado pelo Liverpool nas quartas de final.
Marcos Antônio
Sem nunca ter atuado no futebol profissional do Brasil, o meio-campista Marcos Antônio é mais uma das jovens promessas do Shakhtar Donetsk. Tendo jogado apenas 25 minutos em três jogos quando foi acionado na reta final da Liga dos Campeões da temporada passada, Marcos vive a expectativa de receber mais oportunidades e mostrar seu valor no clube ucraniano. Baiano de Poções, o atleta de 20 anos já possui um gol e duas assistências em dois jogos no Campeonato Ucraniano.
Evanilson
Companheiro de Otávio no Porto, o atacante chegou do Fluminense nesta janela de transferências e ainda não estreou na equipe portuguesa. Natural de Fortaleza, no Ceará, o atleta de 21 anos tem um bom poder de finalização e pode atuar tanto centralizado como pelas pontas. No clube carioca, ele vinha sendo importante e já acumulava 22 jogos e oito gols na temporada.
Luis Henrique
Mais jovem dos nordestinos, com 18 anos, e assim como Evanilson, estreante na Liga dos Campeões, o atacante faz parte do elenco do Olympique de Marselha. Terceiro integrante dos paraibanos na lista, Luis se transferiu para a equipe francesa após apenas sete jogos pelo Botafogo/RJ, dois na temporada passada e cinco nesta. Sem gols no futebol profissional, o jovem atleta já entrou em campo pelo Campeonato Francês, por quatro minutos em uma partida.