Logo Folha de Pernambuco

Homenagem

Conmebol homenageia seleção argentina pelo título da Copa do Mundo de 2022; Messi ganha estátua

A escultura feita em tamanho real para o camisa dez da seleção argentina vai ficar ao lado das homenagens a Pelé e Maradona

A Conmebol fez uma estátua em tamanho real do craque argentino Lionel MessiA Conmebol fez uma estátua em tamanho real do craque argentino Lionel Messi - Foto: NORBERTO DUARTE/ AFP

Os membros da seleção argentina, campeã da Copa do Mundo de 2022, foram homenageados nessa segunda-feira (27) na sede da Conmebol, em Luque (Paraguai), antes do sorteio dos grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2023.

Centenas de torcedores argentinos e paraguaios se reuniram nas imediações do aeroporto internacional de Assunção para receber a delegação da 'Albiceleste' em meio a um forte dispositivo de segurança.

"Quero ser como o Messi", gritou o menino paraguaio José María Lahaye, de 8 anos, que vestia a camisa 10 do craque.

Dezenas de famílias argentinas cruzaram a fronteira com o Paraguai, a 50 km da sede da Conmebol, para chegarem perto de seus ídolos.

"Nunca mais vamos ter a oportunidade de vê-los", disse Facundo Moreno, de 50 anos, que chegou de Clorinda, a localidade argentina mais próxima de Assunção, junto com sua esposa e suas duas filhas.

- Homenagens a Scaloni e Messi -
O técnico Lionel Scaloni, jogadores, comissão técnica e dirigentes da Associação do Futebol Argentino (AFA) receberam medalhas e troféus para comemorar no evento, chamado "Noite das Estrelas, a Copa volta para casa".

Os organizadores destacaram que a homenagem acontece 20 anos depois do título mundial do Brasil em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, o último de uma seleção sul-americana.

Na terça-feira (28), a Argentina vai enfrentar a modesta seleção de Curaçao em um amistoso na cidade de Santiago del Estero.

Na última quinta, com a presença de quase todo o elenco que levantou a taça no Catar - exceto Alejandro 'Papu' Gómez, ausente por lesão - a 'Albiceleste' venceu o Panamá por 2 a 0 no estádio Monumental de Buenos Aires.

Na homenagem desta segunda-feira, Scaloni recebeu das mãos do- presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, as réplicas das três taças que conquistou com a seleção: a Copa do Mundo, a Copa América e a Finalíssima contra o campeão da Europa.

"Sem eles (os jogadores), não seria possível. O futebol é deles", disse o treinador.

"Concordo plenamente que a Argentina não era só a Argentina. Toda a América do Sul estava junto", ressaltou Scaloni.

A cantora argentina Soledad Pastoruti se apresentou e dedicou uma música a Messi, que em seguida foi convidado a subir ao palco e recebeu uma réplica da Copa do Mundo das mãos de Domínguez.

"Só falta a Copa Libertadores", brincou o dirigente.

Muito aplaudido, o craque agradeceu pela homenagem: "Agora é aproveitar... Eu amo o futebol".

Em seguida, foi revelada uma estátua de Messi de aproximadamente dois metros de altura, que ficará no Museu do Futebol da sede da Conmebol.

O argentino também recebeu da entidade o "bastão de liderança e comando do futebol mundial".

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter