Conmebol mantém Eliminatórias para outubro em meio a dúvidas
Entidade irá fazer nova reunião na próxima quinta-feira para solucionar problemas de logística
O calendário das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 não será modificado, ao menos neste momento. Foi o que a Conmebol e a Fifa decidiram em conferência remota nesta terça-feira. Dessa forma, as duas primeiras rodadas do torneio qualificatório são mantidas em outubro, conforme havia sido definido anteriormente. Porém, as interrogações sobre a capacidade para oferecer logística e segurança sanitária aos jogadores que atuam no futebol europeu ainda incomodam as entidades associadas.
O martelo batido na reunião não acalmou os ânimos de algumas confederações sul-americanas. Informações do site Globoesporte.com dão conta que Argentina, Venezuela e Paraguai não aceitam a bola rolando antes que a presença de atletas situados na Europa esteja assegurada.
Leia também
• Fifa adia início das Eliminatórias Sul-Americanas para outubro
• Estreia do Brasil nas Eliminatórias não será mais na Arena de Pernambuco
A maioria dos países no Velho Continente exige que o indivíduo fique em quarentena depois de viajar ao exterior, o que afastaria os jogadores dos seus clubes por até um mês. Embora a Fifa se diga comprometida a reinvidicar a liberação por parte dos clubes, a flexibilidade não é a mesma para garantir a ida e volta sem prejudicar um dos lados. Em nota, a Conmebol informou que uma nova reunião será realizada na próxima quinta-feira (17) para discutir o assunto.
Asociaciones Miembro se reunieron con el presidente de la FIFA.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) September 15, 2020
https://t.co/hK0WoL0zV6 pic.twitter.com/DYGHkxUZrc
A estreia do Brasil, contra a Bolívia, estava marcada para acontecer na Arena de Pernambuco, em 27 de março. No entanto, o duelo foi transferido para 9 de outubro, na Neo Química Arena, em São Paulo. Depois, é a vez do Peru encarar a Seleção Brasileira, no dia 13, em Lima.