Logo Folha de Pernambuco

Tragédia

Atacante relata 'sete ou oito mortos' no vestiário após briga generalizada na Indonésia

Abel Camará afirmou que haviam corpos dentro dos vestiários e pelas instalações do estádio depois de confusão que terminou em tragédia

Jogadores e funcionários do Arema se juntaram em orações pelas vítimasJogadores e funcionários do Arema se juntaram em orações pelas vítimas - Foto: Juni Kriswanto / AFP

A briga generalizada no jogo entre Arema e Persebaya Surabaya, na Indonésia, deixou 174 mortos. Alguns destes, de acordo com o atacante português Abel Camará, estavam jogados "como animais" nas instalações do Kanjuruhan Stadium, onde a partida foi disputada.

O relato do atleta, que marcou os dois gols da derrota de sua equipe, o Arema, é chocante. Abel afirmou ter passado por "sete ou oito corpos" no vestiário após a confusão.

"Infelizmente, com as pessoas a fugir do gás e da polícia, algumas tentaram entrar no nosso vestiário, metemos mesas e cadeiras para não derrubarem a porta. Mais um tempo depois, vi sete ou oito mortos no chão do nosso vestiário. Havia muito sangue, tênis e roupas no chão, foi um massacre. O estádio estava cheio, havia mais torcedores do que policiais, e quando morreram um ou dois policiais, a polícia revidou com força", disse, à CNN Portugal.

Aos 32 anos, o jogador nascido em Guiné-Bissau chegou neste verão ao Arema e é um dos jogadores preferidos da torcida. Em Portugal, teve boas passagens por Belenenses e Estrela da Amadora, tradicionais equipes pequenas de Lisboa. Ele destacou o alívio por estar vivo.

"Sinto-me um pouco aliviado. Normal. Ontem vivemos momentos de grande tensão e só pensamos nos nossos filhos e família. Agora é aguardar em casa e ver o que vai acontecer", afirmou, antes de dar seu relato do início da confusão:

"O Persebaya teve uma invasão de campo e os jogadores foram agredidos. O ódio foi crescendo para este jogo, falava-se mais em matar do que ganhar o jogo. Acabamos por perder e quando fomos agradecer, começaram a subir a fumaça das bombas. Fomos para o vestiário e o caos começou."

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter