Futebol Internacional

Copa Africana de Nações: saiba os destaques, os jogos e onde assistir a competição

Campeonato começa este sábado (13) e tem como primeiro jogo o embate entre Costa do Marfim e Guiné-Bissau

Salah, astro da seleção do EgitoSalah, astro da seleção do Egito - Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Começa este sábado (13) a competição mais importante de seleções do continente africano, a Copa Africana de Nações (CAN). Indo para a sua 34ª edição, o torneio, sediado em 2024 na Costa do Marfim, promete um futebol de alto nível e de grande festas nas arquibancadas.

A competição conta com 24 seleções divididas em seis grupos de quatro integrantres. Avançam de fase os dois primeiros colocados de cada, além dos quatro melhores terceiros colocados. A partir daí, as seleções disputam o famoso mata-mata que vai das oitavas de final até a tão sonhada final.

Dentre os participantes do torneio, além do país anfitrião, estão presentes a seleção de Marrocos, responsável por fazer a melhor campanha de um africano em uma Copa do Mundo - quarto lugar na Copa de 2022 -, além do Egito, maior campeão da CAN com sete títulosSenegal foi o último vencedor da competição. Outras seleções como a Nigéria, a Argélia e Camarões também brigam pelo título. 

Confira uma análise dos grupos do torneio e os jogos

Grupo A: Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e Nigéria.

No Grupo A, a briga pelas primeiras posições promete ser entre os donos da casa e a Nigéria. Os marfinenses contam com o volante Kessié (ex-Barcelona e atual Al-Ahli) e os atacantes Jonathan Bamba (Celta de Vigo), Nicolas Pepe (ex-Arsenal e atual Trabzonspor-TUR) e Sébastien Haller (Borussia Dortmund) como destaques. 

Já os nigerianos também possuem bons nomes como o meio-campista Iwobi (ex-Arsenal e atual Fulham) e os atacantes Chukweze (Milan), Iheanacho (Leicester) e o craque Victor Osimhen (Napoli). Guiné Equatorial e Guiné Bissau devem brigar para assegurar a terceira posição do grupo.

13/1 – Costa do Marfim x Guiné-Bissau (17h)
14/1 – Nigéria x Guiné Equatorial (11h)
18/1 – Guiné Equatorial x Guiné-Bissau (11h) / Costa do Marfim x Nigéria (14h)
22/1 – Guiné Equatorial x Costa do Marfim (14h) / Guiné-Bissau x Nigéria (14h)

Grupo B: Cabo Verde, Egito, Gana e Moçambique

Assim como o Grupo A, o Grupo B também possuí duas seleções favoritas a avançarem de fase, sendo elas Egito e Gana. Os egipcíos contam com o volante Mohamed Elneny (Arsenal) e a estrela Salah (Liverpool) como principais fatores desequilibrantes da seleção.

Do lado dos ganeses, o meia-atacante Kudus (West Ham), o atacante Iñaki Williams (Athletic Bilbao) e os intermináveis irmãos Jordan Ayew (Crystal Palace) e André Ayew (Le Havre) prometem fazer uma boa campanha. Cabo Verde e Moçambique devem disputar a terceira posição.

14/1 – Egito x Moçambique (14h) / Gana x Cabo Verde (17h)
18/1 – Egito x Gana (17h)
19/1 – Cabo Verde x Moçambique (11h)
22/1 – Cabo Verde x Egito (17h) / Moçambique x Gana (17h)

Grupo C: Camarões, Guiné, Gâmbia e Senegal

No Grupo C, que talvez seja o mais equilibrado, Senegal, Camarões e Guiné devem brigar entre si para avançar para as oitavas. Os atuais campeões despontam com um leve favoritismo, especialmente por contar com bons nomes em todos os setores do campo. O goleiro Edouard Mendy (ex-Chelsea e atual Al-Ahli), o zagueiro Koulibaly (ex-Napoli e atual Al-Hilal), o meia Idrissa Gueye (Everton), além da promessa Nicolas Jackson (Chelsea) e do craque ex-Liverpool, Sadio Mané (Al-Nassr) prometem brigar duro pelo bicampeonato.

Enquanto isso, os camaroneses contarão com o goleiro André Onana, do Manchester United, além do atacante especulado no futebol brasileiro, Aboubakar (Besiktas). Do lado da Seleção de Guiné, o meia, Naby Keita (ex-Liverpool e atual Werder Bremen) e o vice-artilheiro do Campeonato Alemão, Sehrou Guirassy (Stuttgart) prometem fazer boa campanha pela seleção. Gâmbia seria o famoso "patinho feio" do grupo.

15/1 – Senegal x Gâmbia (11h) / Camarões x Guiné (14h)
19/1 – Senegal x Camarões (14h) / Guiné x Gâmbia (17h)
23/1 – Gâmbia x Camarões (14h) / Guiné x Senegal (14h)

Grupo D: Angola, Argélia, Burkina Faso e Mauritânia.

A Argélia desponta como a principal força do grupo. Nomes como os dos meias Houssem Aouar (Roma) e Bennacer (Milan), além dos atacantes Mahrez (ex-Manchester City e atual Al-Ahli) e Slimani (ex-Lyon e atual Coritiba) justificam o favoritismo da seleção.

A seleção de Burkina Faso aparece como a segunda favorita a avançar de fase, especialmente por causa do atacante Bertrand Traoré (Aston Villa). A seleção de Angola deve brigar pela terceira posição, enquanto a Seleção de Mauritânia é o azarão do grupo.

15/1 – Argélia x Angola (17h)
16/1 – Burkina Faso x Mauritânia (11h)
20/1 – Argélia x Burkina Faso (11h) / Mauritânia x Angola (14h)
23/1 – Angola x Burkina Faso (17h) / Mauritânia x Argélia (17h)

Grupo E: Mali, Namíbia, Tunísia e África do Sul.

O Grupo E tem a seleção tunisiana como principal favorita. O meia Anis Slimane (Sheffield United) aparece como um dos principais destaques do time. Mali e África do Sul devem brigar diretamente pela segunda vaga, enquanto a Namíbia corre por fora.

16/1 – Tunísia x Namíbia (14h) / Mali x África do Sul (17h)
20/1 – Tunísia x Mali (17h)
21/1 – África do Sul x Namíbia (14h)
24/1 – Namíbia x Mali (14h) / África do Sul x Tunísia (14h)

Grupo F: Marrocos, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia.

A semifinalista da última copa é disparada a favorita do grupo a passar de fase e brigar pelo troféu. Marrocos conta com o goleiro Bounou (ex-Sevilla e atual Al-Hilal), o lateral Hakimi (PSG), o volante Amrabat (Manchester United) e o atacante Ziyech (Galatasaray) como principais nomes.

República Democrática do Congo e Zâmbia devem disputar a segunda vaga, com a seleção da Tanzânia correndo por fora.

17/1 – Marrocos x Tanzânia (14h) / RD Congo x Zâmbia (17h)
21/1 – Marrocos x RD Congo (11h) / Zâmbia x Tanzânia (14h)
24/1 – Tanzânia x RD Congo (17h) / Zâmbia x Marrocos (17h)

Onde assistir:

A transmissão do torneio será feito pela Band, na TV aberta, e BandSports, na rede fechada. O aplicativo Bandplay, o site Band.com.br e o canal no Youtube "Esporte na Band" também exibem as partidas.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter