FUTEBOL

Copa América: organização do estádio quer 'punição a criminosos' que tentaram invadir a final

Estádio Hard Rock, palco da decisão do torneio continental, ficou bastante depredado após invasão de torcedores

Torcedores passam sufoco para entrar na final da Copa América, no Hard Rock StadiumTorcedores passam sufoco para entrar na final da Copa América, no Hard Rock Stadium - Foto: Maddie Meyer/AFP

Os organizadores do Hard Rock Stadium, palco da decisão da Copa América entre Argentina e Colômbia, na noite de domingo (14), definiu os torcedores que tentaram invadir o local sem ingresso como "criminosos" e trabalha em conjunto com a policial de Miami para identificá-los e responsabilizá-los pelos tumultos e danos ocasionados. O estádio ficou bastante depredado.

Muitos torcedores ainda acabaram desistindo de assistir ao jogo final, mas apenas após reunião com a Conmebol e a Concacaf, que o Hard Rock Stadium definirá os procedimentos a serem tomados.

 

É possível que haja reembolso, mas os organizadores revelaram que a segurança era a prioridade.

"Ao longo da tarde e da noite, houve inúmeras tentativas de torcedores indisciplinados, sem ingressos, de dominar a segurança e o pessoal da lei no ponto de entrada do estádio, colocando a si mesmos, outros torcedores, seguranças e funcionários do estádio em extremo risco. Vários portões foram fechados e reabertos estrategicamente na tentativa de permitir a entrada segura e controlada de visitantes com ingressos", explicou em nota o Hard Rock Stadium.

"Os torcedores continuaram a se envolver em conduta ilegal - brigando com policiais, derrubando muros e barricadas e vandalizando o estádio, causando danos significativos ao patrimônio", continuou. Até a venda de bebida alcoólica acabou suspensa já com o jogo em andamento para evitar novos transtornos após a decisão.

 

O Hard Rock Stadium, que organiza diversos eventos gigantes, como o Miami Open (complexo de quadras ao lado) e finais da NFL, ainda explicou que não deixará os detidos e quem participou do vandalismo impunes.

"Estamos gratos aos policiais que administraram uma situação difícil e priorizaram a segurança do local, dos jogadores, de suas famílias e dos torcedores. Continuaremos a trabalhar com as autoridades policiais para identificar e responsabilizar os criminosos que se envolveram em conduta ilegal esta noite", afirmou. O sistema de câmeras está sendo utilizado na identificação.

"É decepcionante que uma noite de celebração tenha sido impactada por comportamentos ilegais e inseguros, e revisaremos completamente os processos e protocolos em vigor esta noite e trabalharemos com as autoridades para garantir que tal evento nunca aconteça novamente", garantiu.

Ainda informou que vai entrar em contato com os torcedores que ficaram com ingressos e não viram o jogo. "Entendemos que há pessoas decepcionadas com ingressos que não conseguiram entrar no estádio depois que o perímetro foi fechado, e trabalharemos em parceria com a Conmebol para resolver essas preocupações individuais", afirmou. "Em última análise, não há nada mais importante do que a saúde e a segurança de todos os hóspedes e funcionários, e essa será sempre a nossa prioridade."
 

Veja também

Messi volta a campo pelo Inter Miami neste sábado após perder rodada das Eliminatórias por lesão
Messi

Messi volta a campo pelo Inter Miami neste sábado após perder rodada das Eliminatórias por lesão

Isaquias Queiroz ganha C1 500m no Brasileiro de Canoagem, mas admite: 'Preciso ser mais rápido'
Canoagem

Isaquias Queiroz ganha C1 500m no Brasileiro de Canoagem, mas admite: 'Preciso ser mais rápido'

Newsletter