copa do mundo

Copa do Mundo 2022: "Sou homem e gosto de homens", diz ativista alemão a embaixador do Catar

Declaração aconteceu durante conferência sobre direitos humanos no futebol organizada pela federação alemã

Dario Miden fez um discurso a favor dos direitos LGBTQIA+ para o embaixador do Catar na AlemanhaDario Miden fez um discurso a favor dos direitos LGBTQIA+ para o embaixador do Catar na Alemanha - Foto: Reprodução/ Vídeo/ Twitter

Às vésperas da Copa do Mundo, um torcedor fez um discurso a favor dos direitos LGBTQIA+ para o embaixador do Catar na Alemanha, Abdulla Bin Mohammed bin Saud Al-Thani. Durante um congresso da Federação Alemã de Futebol sobre direitos humanos na terça-feira (20) , Dario Miden, representante do órgão, disse que se as autoridades não podem lidar com questões de gênero e identificação sexual, que se retirem do esporte.

No pronunciamento, Miden afirmou ao diplomata que era um homem que gostava de outros homens. No país árabe, que será sede do evento esportivo em novembro, a homossexualidade é considerada crime, podendo ser punida com pena de morte.

"Isso é normal. Portanto, se acostumem ou fiquem fora do futebol. A regra mais importante no futebol é: o futebol é para todos. Não importa se você é lésbica, se você é gay. É para todo mundo. Para os garotos, para as meninas e para todos do meio."

O ativista também fez referências à legislação do Catar para cidadãos que se relacionam amorosamente com pessoas do mesmo sexo.

"É preciso abolir a pena de morte, abolir todas as penalidades relativas a questões de identidade sexual e de gênero. A lei de que o futebol é para todos é muito importante. Nós não podemos permitir que vocês quebrem isso, não importa quão rico vocês sejam. Vocês são mais do que bem-vindos à comunidade internacional e, claro, para receber esse grande torneio. Mas, no esporte, é como é. Vocês precisam aceitar as leis."

Em sua conta pessoal no Twitter, Dario Miden agradeceu às mensagens de apoio que recebeu depois da fala na reunião.

"Recebi muitos comentários positivos sobre minha apresentação como representante de torcedores na DBF (Federação Alemã de Futebol). Do fundo do meu coração: obrigado!"

Durante a Assembleia Geral da ONU nos Estados Unidos, na terça, o emir do Catar, Sheikh Tamin bin Hamad al Thani, alegou que todos os torcedores serão recebidos no país sem discriminação.

 

Veja também

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Newsletter