Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Copa do Mundo de 2022 terá quatro jogos por dia na fase de grupos

Competição, que será disputada no Catar, começará em 21 de novembro e seguirá até 18 de dezembro

Estádio Al Bayt receberá a abertura da Copa do Mundo de 2022Estádio Al Bayt receberá a abertura da Copa do Mundo de 2022 - Foto: Divulgação/Supremo Comitê da Copa do Mundo de

A Fifa anunciou, na manhã desta quarta, o cronograma de jogos da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Qatar.
O primeiro duelo da fase de grupos da competição acontecerá no dia 21 de novembro (uma segunda-feira), no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor. A grande final, por sua vez, será realizada no dia 18 de dezembro (um domingo), no Estádio Internacional de Lusail.

A fase de grupos terá duração de 12 dias, com quatro partidas por dia nos seguintes horários de Brasília: 7h, 10h, 13h e 16h (a depender da existência do horário de Verão). Apesar de mais apertado que o habitual, o período é considerado suficiente para a Fifa, que citou a geografia do Catar como vantagem. Além disso, com os oito estádios concentrados em um raio de 55 quilômetros em Doha, a organização acredita que o torcedor poderá acompanhar mais de um duelo por dia.

"A natureza compacta do torneio -sem necessidade de viagens aéreas para se deslocar entre os locais- permitirá que os organizadores, pela primeira vez, otimizem demandas específicas de partidas para o benefício e conforto dos fãs, equipes e mídia", disse a entidade.

A fase de grupos deverá ser realizada entre os dias 21 novembro e 2 de dezembro. A partida de abertura está programada para o estádio Al Bayt. As oitavas de final terão dois jogos por dia e serão concluídas entre os dias 3 e 6 de dezembro. As quartas e as semifinais ocorrerão, respectivamente, entre os dias 9 e 10 de dezembro e entre 13 e 14 de dezembro.

A final do Mundial será no dia 18 no estádio Lusail, com capacidade para 80 mil pessoas. A decisão do terceiro lugar acontecerá no dia 17 no Khalifa, que recebeu a decisão do Mundial Interclubes entre Flamengo e Liverpool.

Com o cronograma divulgado, a Fifa afirmou que o evento deve ser visto desde já como "um novo começo". "A inauguração da programação para a próxima edição convida o mundo do futebol a sonhar com um novo começo -que, agora, tem um tempo e um lugar precisos para ter início", afirmou a Fifa em comunicado.

Imbróglio
A entidade aponta que poderá alterar o horário dos confrontos após a definição dos grupos -o sorteio será em março de 2022. Essa flexibilidade visa atender aos interesses dos detentores de televisionamento.

No Brasil, a Globo detém os direitos de transmissão do Mundial desde 1970, mas vive imbróglio com a Fifa depois de acionar a Justiça para não pagar de forma imediata US$ 90 milhões (R$ 463 milhões, no câmbio atual) referentes a uma parcela do contrato de direitos de transmissão celebrado para o período entre 2015 e 2022.

A prestação anual venceria no dia 30 de junho. Uma semana antes a emissora obteve uma liminar favorável na 6ª Vara Empresarial da Justiça do Rio.

O caso deverá ser julgado na Justiça da Suíça, onde foi firmado o acordo entre as partes. A Globo pretende renegociar os valores em razão da pandemia de Covid-19.

Veja também

Newsletter