Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Copa do Nordeste: Veja o que está em jogo no clássico entre Sport e Santa Cruz

Leão precisa apenas de um empate para garantir vaga nas duas primeiras posições do Grupo A e ter vantagem de decidir primeiro mata-mata em casa; Tricolor busca entrar no G4 do B

Edinho, atacante do SportEdinho, atacante do Sport - Foto: Rafael Bandeira/SCR

Mais um Clássico das Multidões entre Sport e Santa Cruz. Agora, pela Copa do Nordeste. Competição que Leão e Cobra Coral vivem momentos distintos. Já classificado para as quartas de final, os rubro-negros tentam ratificar a presença nas duas primeiras posições do Grupo A para ter a vantagem de jogar em casa no primeiro mata-mata. Os tricolores estão fora do G4 do Grupo B e podem se complicar em caso de novo tropeço diante dos rubro-negros.

Líder do Grupo A, com 15 pontos, o Sport só precisa de um empate para garantir, no mínimo, o segundo lugar da chave. Mesmo que Ferroviário (3º, com 13) e CRB (4º, com 13) cheguem também a 16, ficariam atrás pelo critério de vitórias. Terminando em segundo, o Leão poderá jogar em casa nas quartas de final (confronto único) - mesmo benefício que terá se encerrar a primeira fase no topo.



Se vencer, o Sport vai a 18 e só perde a liderança da seguinte forma: derrota na última rodada para o CSA, no Rei Pelé, e vitória do Fortaleza diante do Santa Cruz, no Arruda, tirando a diferença do saldo de gols, atualmente em 12x6 para os rubro-negros. 

Ficando em segundo, o Sport pegaria o terceiro colocado do Grupo A, que atualmente é o Ferroviário. Terminando em primeiro, o duelo seria com o quarto da mesma chave, posição hoje ocupada pelo CRB.

O Santa Cruz é o quinto do Grupo B, com oito pontos. O clube só entra no G4 nesta rodada se vencer o clássico. Empate ou derrota mantém a equipe fora da zona de classificação, ocupada por Náutico (4º, com 10), Sergipe (3º, com 10), ABC (2º, com 11) e Ceará (1º, com 13). 

Mesmo se não vencer, o Santa ainda terá chances de avançar ao mata-mata. Para isso, terá que derrotar o Fortaleza, no jogo final da primeira fase, e torcer para um tropeço de potiguares, sergipanos ou do rival pernambucano.

Como as equipes de um lado do bloco enfrentam os times que estão no outro, o Santa tem até mesmo a chance de encerrar a primeira fase na liderança do Grupo B. Para isso, teria que ganhar os dois jogos e torcer por derrotas das equipes da chave que pertence

O último Clássico das Multidões pela Copa do Nordeste foi em 2021. No Arruda, o Sport ganhou por 2x1, com gols de Rafael Thyere e Jonas Toró para os rubro-negros, e Chiquinho, para os tricolores.

Veja também

Ana Marcela é heptacampeã da temporada da Copa do Mundo de águas abertas
TÍTULO MUNDIAL

Ana Marcela é heptacampeã da temporada da Copa do Mundo de águas abertas

Leilão de Ronaldo: de encontro com Beckham e Vini Jr a autógrafo de 18 campeões do mundo; confira
GALÁTICOS LEILÃO

Leilão de Ronaldo: de encontro com Beckham e Vini Jr a autógrafo de 18 campeões do mundo; confira

Newsletter