Corinthians usa reservas após título estadual e arranca empate com o Bahia em Salvador
Tricolor saiu à frente do placar, com gol de Gilberto, mas o Timão empatou com Héctor Hernández
De ressaca pela conquista muito celebrada do Paulistão, o Corinthians usou reservas em Salvador, e arrancou no fim um empate com o Bahia na estreia do Brasileirão. O lateral Gilberto fez o gol que ia dando até perto dos acréscimos o triunfo ao time baiano, mas o centroavante espanhol Héctor Hernández usou a cabeça para empatar e definir o resultado na Fonte Nova.
Leia também
• Santos sofre virada do Vasco com brilho de Vegetti em seu retorno à elite do Brasileirão
• Palmeiras repete velhos erros, empata com o Botafogo na estreia do Brasileirão e é vaiado
• De contrato renovado, Kauan Maranhão mira "caminho de glórias" no Náutico
Apenas Yuri Alberto começou entre os titulares do Corinthians. Desgastados, os outros titulares foram poupados pelo técnico Ramon Díaz, que viu necessário dosar a energia de seus principais atletas e acompanhou uma atuação ruim da desentrosada equipe que jogou em Salvador. O resultado foi melhor que a atuação do atual campeão paulista.
Muitos erros de marcação, principalmente no meio de campo, com Alex Santana e Maycon, e dificuldade na saída de bola atrapalharam o time paulista, que foi amplamente dominado na primeira etapa e castigado nos acréscimos, ao levar o gol de cabeça de Gilberto, completando cruzamento de Luciano Juba.
O Bahia, por outro lado, mostrou poder de fogo e foi bastante superior ao Corinthians enquanto teve 11 em campo. Depois que Everton Ribeiro foi expulso por pisar em Talles Magno, o panorama da partida, naturalmente, mudou.
Tornou-se favorável o confronto aos corintianos, ainda que os baianos se defenderam com eficiência até quase o final da partida. Rogério Ceni fez alterações que permitiram à equipe baiana respirar e conseguir cadenciar o jogo quando o Corinthians era melhor e ensaiava uma pressão.
Os baianos usaram o tempo ao seu favor e administraram a vantagem com discernimento. Só que o Corinthians, mesmo longe de protagonizar uma partida brilhante, não desistiu e foi premiado por insistir. Romero marcou um golaço, anulado, porém, por causa de impedimento de Talles Magno na jogada. Minutos depois, veio a euforia: Héctor Hernández fez de cabeça após cruzamento de Breno Bidon e desencantou.
O gol do centroavante espanhol, o seu primeiro com a camisa corintiana, definiu o empate em Salvador e deu um ponto ao campeão paulista, que segue em ótima fase na temporada em que perdeu apenas duas partidas.
Os dois têm compromissos no meio da semana por competições continentais. O Bahia estreia na Libertadores contra o Inter, na Fonte Nova, quinta-feira. Restou ao Corinthians, eliminado na pré-Libertadores, disputar a Sul-Americana. Seu primeiro adversário é o Huracán, da Argentina, em duelo marcado para quarta-feira, na Neo Química Arena.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 1 CORINTHIANS
BAHIA - Ronaldo; Gilberto, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba (Iago); Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro; Lucho Rodriguez, Erick Pulga (Erick) e Ademir (Gabriel Xavier). Técnico: Rogério Ceni
CORINTHIANS - Matheus Donelli; Léo Maná (Charles), Cacá (Héctor Hernández), Andre Ramalho e Hugo (Angileri); Breno Bidon, Maycon e Alex Santana (Igor Coronado); Talles Magno, Ángel Romero e Yuri Alberto (João Pedro). Técnico: Ramón Díaz.
GOLS - Gilberto, aos 45 minutos do primeiro tempo; Héctor Hernández, aos 44 do segundo.
CARTÕES AMARELOS - João Pedro Tchoca e Breno Bidon (Corinthians); Gabriel Xavier e Jean Lucas (Bahia).
CARTÃO VERMELHO - Éverton Ribeiro (Bahia).
ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo (RJ).
RENDA - R$ 1.752.529,00.
PÚBLICO - 41.898 presentes.
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).