Campeonato Italiano

CR7 comemora 36 anos marcando gol na vitória da Juventus sobre a Roma

Velha Senhora embala sequência de dez vitórias em 2021

Foto: Isabella BONOTTO / AFP

A Juventus se firmou na terceira colocação do campeonato italiano neste sábado ao vencer a Roma (4ª) por 2 a 0, com um novo gol do imprescindível Cristiano Ronaldo, um dia após seu 36º aniversário. 

O campeão das últimas nove temporadas tem 42 pontos e um jogo a menos, enquanto a Roma ficou com 40. À frente, a Inter lidera com 47, depois de vencer a Fiorentina (2-0) na sexta-feira e o Milan tem um ponto a menos, antes de jogar no domingo contra o lanterna Crotone. 

O astro português fez 36 anos na sexta-feira e festejou neste sábado com um chute seco de fora da área que abriu o caminho para a vitória dos 'bianconeri' aos 13 minutos, aumentando assim sua vantagem na artilharia do campeonato com 16 gols, dois a mais que o atacante belga da Inter, Romelu Lukaku. 

Ele poderia ter feito o segundo, mas o zagueiro brasileiro da Roma, Roger Ibañez, se lançou, enganando o goleiro e marcando contra o segundo gol da partida (70). 

Autor de dois gols nesta semana na Copa da Itália contra a Inter (2-1), o português teve várias outras chances, como um chute na trave (23) e um disparo defendido pelo goleiro Pau López (42).

A Roma confirmou suas dificuldades crônicas contra seus adversários diretos. O time não venceu nenhum jogo contra os times que estão no topo da tabela.

Já a Juventus de Andrea Pirlo parece ter acertado seu rumo. Tirando o passo em falso contra a Inter no campeonato italiano (2-0) no dia 17 de janeiro, os 'bianconeri', somam apenas vitórias em 2021: foram dez em dez jogos, incluindo a conquista da Supercopa da Itália.

Atalanta cede empate

Mais cedo a Atalanta (7º), que vencia o Torino (17º) por 3 a 0 após 20 minutos de jogo, acabou empatando em 3 a 3. 

A 'Dea', comandada por Gian Piero Gasperini, voltou a perder pontos em casa, uma semana depois de ser derrotada pela Lazio (1-3) e desperdiçou uma grande oportunidade de encostar na Roma (3ª) e na Juventus (4ª), que se enfrentam neste sábado. 

A Atalanta começou a partida convertendo suas três primeiras chances diante do goleiro Salvatore Sirigu, do Torino, que não estava muito afinado.

Josip Ilicic abriu o placar aos 14 minutos, com um gol que foi confirmado após ter sido inicialmente invalidado devido a um suposto impedimento. Robin Gosens, aos 19, e o colombiano Luis Muriel, aos 21, ampliaram. 

A reação do Torino veio primeiro com dois gols antes do intervalo: Andrea Belotti, aos 42 minutos, e Gleison Bremer nos acréscimos (45+1). Na reta final Federico Bonazzoli (84) deixou tudo igual. 

Com este empate, o terceiro em três jogos sob o comando de seu novo treinador Davide Nicola, o Torino confirmou que vai defender a sua permanência na Serie A. com unhas e dentes.

A Atalanta pagou o preço de ter sua atenção focada também em outra competição: o jogo de volta das semifinais da Copa da Itália, contra o Napoli, na próxima quarta-feira, em casa, depois de empatar sem gols na ida. 

Na outra partida disputada neste sábado, a Spezia (15ª) surpreendeu ao vencer por 2 a 1 o Sassuolo (8º), que vê suas ambições europeias desaparecerem aos poucos.

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter