CR7 iguala recorde de gols por seleções e classifica Portugal; veja como ficaram duelos das oitavas
Portugal confirmou classificação com empate em 2 a 2 diante da França, em Budapeste
Atual campeão europeu, Portugal confirmou nesta quarta-feira (23) sua classificação às oitavas de final da Eurocopa com o empate em 2 a 2 diante da França, em Budapeste.
Com os dois gols de pênalti que anotou, Cristiano Ronaldo chegou a 109 com a camisa da equipe portuguesa e igualou o recorde do iraniano Ali Daei como maior artilheiro de seleções do futebol mundial.
Aos 36 anos, o atacante da Juventus (ITA) também é o goleador desta edição da Euro, com cinco bolas na rede.
Portugal agora enfrenta a Bélgica, no domingo (27).
Karim Benzema, que não marcava pela França desde 2015, fez os dois gols dos atuais campeões do mundo e classificou o time comandado por Didier Deschamps às oitavas de final. Líderes do Grupo F, os franceses enfrentam a Suíça.
Em 2014, as duas seleções se encontraram na fase de grupos da Copa do Mundo, e o time, que já era comandado por Deschamps, goleou os suíços por 5 a 2. Benzema marcou um dos gols daquela goleada.
Leia também
• Torcedor invade gramado com símbolo gay antes de Alemanha x Hungria
• Espanha goleia Eslováquia e vai às oitavas da Eurocopa
• Inglaterra bate República Tcheca e vai às oitavas da Eurocopa
Na outra partida do Grupo F disputada nesta quarta, a Hungria quase surpreendeu a Alemanha e chegou a estar duas vezes na frente do placar, mas com o empate por 2 a 2, em Munique, acabou permitindo a classificação dos alemães e está eliminada do torneio.
O duelo com os húngaros por pouco não marca um fim melancólico de trabalho para o técnico Joachim Löw, eliminado com a seleção na primeira fase da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Após a Eurocopa, Löw dará lugar a Hansi Flick, seu assistente na conquista do Mundial de 2014, no Brasil, e treinador campeão da Champions League com o Bayern de Munique na temporada 2019/2020.
Classificada, a Alemanha encara a Inglaterra nas oitavas em reedição da final da Copa do Mundo de 1966, vencida pelos ingleses.
A partida entre alemães e húngaros esteve cercada de fatores extracampo. Isso porque a Uefa proibiu a Allianz Arena, sede de Munique na Euro, de colorir o exterior do estádio com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+.
O veto da entidade causou controvérsia e disparou manifestações pelo país. Outros clubes do futebol alemão iluminaram suas arenas com o arco-íris, e torcedores que compareceram à Allianz Arena também levaram bandeiras e camisetas alusivas ao tema.
Capitão da Alemanha, o goleiro Manuel Neuer utilizou uma braçadeira com as cores.
Pouco antes do apito inicial, um torcedor que vestia uma camisa da seleção alemã invadiu o gramado com uma bandeira colorida em protesto à proibição da Uefa.
Confira os duelos das oitavas de final da Euro:
Sábado (26) 13h - País de Gales x Dinamarca 16h - Itália x Áustria
Domingo (27) 13h - Holanda x República Tcheca 16h - Bélgica x Portugal
Segunda (28) 13h - Croácia x Espanha 16h - Suíça x França
Terça (29) 13h - Inglaterra x Alemanha 16h - Suécia x Ucrânia