Dal Pozzo explica mudanças táticas de olho em volta dos campeonatos
Técnico do Náutico acredita que o Campeonato Pernambucano pode ser retomado no dia 5 de julho
O Náutico que retornará aos campeonatos, assim que os jogos forem liberados pelas autoridades, não será o mesmo de antes da parada provocada pela pandemia do novo coronavírus. O técnico do clube, Gilmar Dal Pozzo, explicou quais mudanças táticas deve fazer na equipe, citou a possibilidade de contar com alguns jogadores que estavam se recuperando de lesão e montou o planejamento caso o Campeonato Pernambucano volte no dia 5 de julho. Confira abaixo.
Tática
Priorizamos a readaptação na parte física e técnica. Nesta semana, o foco maior foi na parte técnica e tática. Esse foi o lado positivo. Com poucos jogadores, eu tive a oportunidade de me relacionar individualmente com os atletas, para que eles tenham entendimento quanto ao modelo de jogo. A resposta foi positiva. Tínhamos como prioridade um modelo que deu certo, com o título do Brasileiro, no 4-2-3-1. Por isso, nós continuamos assim no início do ano, variando para o 4-1-4-1. Agora, nosso foco total é no 4-1-4-1, dando preferência para esse modelo.
Reforços
Contávamos com dois atletas, mas a diretoria explicou que Dadá (Belmonte) teria que finalizar o Paulista. Já o João Paulo Penha nos pegou de surpresa. Ele se apresentou com uma lesão e foi vetado. Procuramos achar outros alternativas no lado esquerdo, que tínhamos Matheus Carvalho, Jefferson Nem e Álvaro. Hoje temos Paiva, que fez alguns jogos naquele lado de campo. Só não teve a sequência por conta da lesão. Temos Júnior Brítez, além de Erick e Thiago. Também treinamos Bryan naquele lado, já que originalmente ele era um meia-atacante que jogava naquele setor.
Leia também
• Após constatação de lesão, Náutico explica saída de João Paulo Penha
• Náutico iniciará treinos táticos e técnicos nesta semana
• Lesionado, João Paulo Penha não fica no Náutico
Lesionados retornando
Tivemos a volta de Kieza, que estava lesionado. Na defesa, só temos Ronaldo Alves fora de combate, mas Rafael Dumas está na transição. Camutanga será melhor avaliado quando abrirmos o campo para ver o comportamento. No espaço reduzido, a reação é boa, mas não é parâmetro para jogo. A partir da semana que vem, poderemos ter uma ideia melhor de quando ele vai reestrear.
Projeção para retorno do Estadual
Imaginamos que voltará dia 5, mas ainda não há certeza. Na próxima semana, se o campeonato realmente começar dia 5, teremos que fazer dois coletivos. Os trabalhos ainda estão em espaço reduzido, com número limitado de atletas, e ainda precisaremos fazer situações de jogo. Queremos também encaminhar nossa equipe titular para preparar o time no Campeonato Pernambucano e depois Copa do Nordeste. Esperamos que a definição saia o mais rápido possível.