Logo Folha de Pernambuco

Liga dos Campeões

Darwin Núñez marca, e Benfica elimina Ajax na Champions

Time holandês pecou nas finalizações e viu atacante uruguaio dar vitória aos portugueses na reta final do segundo tempo

Darwin Núñez marcou o único gol do encontro na HolandaDarwin Núñez marcou o único gol do encontro na Holanda - Foto: JOHN THYS / AFP

Com um gol do atacante uruguaio Darwin Núñez, o Benfica derrotou o Ajax em Amsterdã nesta terça-feira (15) por 1 a 0 e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

No jogo de ida, disputado em Lisboa, os holandeses conseguiram um empate em 2 a 2, mas não confirmaram o favoritismo em casa e acabaram eliminados pelo time português.

Fiel ao seu estilo, o Ajax começou mantendo a posse de bola (64% no primeiro tempo) e criou chances para marcar.

Aos 7 minutos, o atacante marfinense Sébastian Haller recebeu passe de Dusan Tadic e mandou a bola para as redes, mas o gol foi anulado por impedimento do sérvio.

O veterano zagueiro belga Jan Vertonghen salvou o Benfica aos 25 minutos cortando um cabeceio perigoso do brasileiro Antony. Pouco depois, foi a vez do goleiro Odysseas Vlachodimos defender um chute do holandês Ryan Gravenberch, mantendo o zero no placar até o intervalo, apesar da superioridade do Ajax.

No segundo tempo, os holandeses continuaram pressionando e levando perigo ao gol do Benfica, mas sem precisão na hora de finalizar.

Conforme o tempo foi passando, o Benfica foi entrando no jogo e aos 12 minutos da etapa final conseguiu criar sua primeira chance clara, com uma cabeçada de Vertonghen após cobrança de escanteio que passou ao lado do gol.

Cinco minutos depois, Antony, muito acionado na partida, quase marcou de cabeça para o time holandês após cruzamento de Daley Bling, mas a bola saiu por cima.

Depois de tanto desperdiçar oportunidades, o castigo veio para o Ajax: em falta lateral no ataque do Benfica, o espanhol Álex Grimaldo levantou a bola na área e Darwin Núñez subiu de cabeça para fazer o gol da vitória dos portugueses, aos 32 minutos do segundo tempo. 

Logo após marcar seu quarto gol nesta Liga dos Campeões, atacante uruguaio de 22 anos foi substituído, visivelmente lesionado.

“Jogamos com uma equipe de grande qualidade. Sabíamos o que tínhamos que fazer. Sofremos, mas quando tínhamos a bola desfrutamos. No segundo tempo, conseguimos sair para o jogo e marcar”, disse Núñez.

Precisando do resultado, o Ajax pressionou até o final em busca do gol que levaria o confronto para a prorrogação. Desorganizado e já no desespero nos minutos finais, o time holandês não conseguiu incomodar o goleiro Vlachodimos.

“Nosso jogo de posição foi excelente. Estávamos bem com a bola. Parabenizei meus jogadores. Talvez a única coisa que tenha nos faltado foi um pouco de criatividade. É duro ser eliminado por um momento de desatenção”, lamentou o treinador do Ajax, Erik ten Hag.

Veja também

Newsletter