Das ruas para o pódio: entenda os benefícios e saiba como começar a praticar skate
Prática ganhou destaque aos olhos dos brasileiros com a participação nos Jogos Olímpicos
A cultura do skate no Brasil vem passando por fortes transformações nos últimos anos. Antes marginalizado, o movimento conquistou uma representatividade enorme como uma das cinco novas modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A participação no maior evento esportivo do planeta foi o estímulo perfeito para o já evidente crescimento do esporte no país.
O Brasil já era uma potência no neste esporte, porém o casamento entre a paixão do brasileiro por esportes olímpicos com o sentimento de liberdade encontrado na prática foi perfeito. A tendência é que, com as conquistas de Rayssa Leal e Kevin Hoefler, ambos medalhistas de prata, haja um aumento de praticantes de todas as idades nas pistas ao redor do país.
No Recife, existem diversos projetos sociais que buscam auxiliar novos interessados a iniciarem a sua jornada sobre as quatro rodas, de uma forma didática e acessível. Entre eles está o Brothers do Santana, uma iniciativa que busca difundir a prática entre pessoas de todas as idades e classes sociais, auxiliando em torno de 50 integrantes, entre adultos e crianças, a darem os seus primeiros passos no esporte.
Leia também
• Skate dribla resistências, faz boa estreia e ajuda a rejuvenescer Olimpíadas
• Famosos comemoram medalha de Rayssa Leal, a fadinha do skate
• Com apenas 13 anos, Rayssa Leal conquista a prata no skate em Tóquio
Henrique Oliveira, um dos fundadores do projeto, comenta que é possível começar a praticar o skate independente da faixa etária, e revela que a chave para o aprendizado é a confiança e persistência: “Eu diria que tudo vai depender da dificuldade que ele vai colocar na mente. O adulto tende a ser mais cauteloso em cima do skate, até por conta do medo de se machucar, mas a gente chega junto e dá aquele apoio e atenção, incentivando a não desistir”, declara.
Segundo o secretário de esportes, Rodrigo Coutinho, a vitória dos representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos pode representar um grande benefício para a prática do esporte no Recife: “Principalmente para este momento que estamos atravessando, Rayssa ganhou pelo Brasil e, principalmente, por toda criança e jovem que, pela pandemia, não pôde estar nas ruas andando de skate, bike, patins, e todas as atividades que garantem saúde e desenvolvimento”, pontua.
Benefícios na saúde
Em meio a pandemia da Covid-19, buscar uma atividade que beneficie a saúde física e psicológica é fundamental. A prática do skate traz consigo uma série de benefícios que auxiliam na melhora da qualidade de vida e proporcionam uma ótima opção de prática esportiva.
Visando enaltecer esses benefícios do esporte sobre as quatro rodas, Elion Santos, psicólogo de formação, fundou o Psico Skate, um projeto que tem como o objetivo de divulgar as vantagens deste estilo de vida para a saúde mental e física dos seus praticantes.
“O Psico Skate surge como resposta às demandas encontradas nas conversas e observações que eu realizava nas pistas de skate. Temas como ansiedade, depressão, problemas familiares, automutilação, dentre outros eram bem comuns de aparecer no teor dessas conversas, principalmente a depressão”, revelou.
Entre os principais benefícios, está a redução de estresse e o aumento da autoestima em decorrência da prática esportiva, minimizando assim os riscos de crises de ansiedade, um dos maiores problemas ocasionados pelo cenário atípico da pandemia na população, em especial jovens adultos.
Modalidades do Skate
Dentro do esporte em si, existem diversas categorias que são praticadas e difundidas ao redor do mundo. As três principais são bowl, park e street. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terão apenas as modalidades street, onde Rayssa Leal e Kelvin Hoefler conquistaram a prata, e park, que será disputada nos dias 3 e 4 de agosto.
No street, as pistas simulam a arquitetura da cidade, com elementos como corrimões, bancos, escadas entre outros elementos do dia a dia. Os participantes são julgados pela execução de manobras, uso do percurso, estilo e velocidade.
A modalidade bowl acontece nas icônicas pistas inspiradas nas piscinas vazias, onde o competidor usa a criatividade para realizar manobras nas extremidades côncavas das pistas em formatos de bacias.
Na modalidade park, a mais recente em campeonatos de skate, é uma mescla das duas últimas, onde o competidor é analisado pela sua versatilidade realizando manobras nos diferentes terrenos, além dos critérios das demais.
Confira as pistas de skate do Recife:
Zona Sul
1. SKATE PARK 1 ( AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 1756 )
2. SKATE PARK 2 ( AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 1292 )
3. SKATE PARK MARCELO LYRA ( AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 674 )
4. MINI RAMP LAGOA DO ARAÇÁ - R. ENG. JOSÉ BRANDÃO CAVALCANTE, 698
5. SKATE PARK - DONA LINDU
Centro / Zona Oeste
6. SKATE PARK AURORA ANTIGO - RUA DA AURORA
7. SKATE PARK AURORA NOVO – RUA DA AURORA
8. SKATE PARK AGAMENON - AV. ENG. AGAMENON MAGALHÃES, 4130
9. SKATE PARK CAXANGÁ - PE 005, 5295
10 - Compaz Miguel Arraes - Caxangá, Madalena
Zona Norte
11. SKATE PARK - PARQUE CAIARA
12. SKATE PARK - PARQUE MACAXEIRA
13. PISTA BMX - PARQUE MACAXEIRA
14. SKATE PARK - PARQUE SANTANA
15. PISTA BMX - PARQUE SANTANA