Logo Folha de Pernambuco

Futebol

De olho em premiação e recuperação no ano, Náutico encara o Cruzeiro

Timbu encara a Raposa nos Aflitos, nesta quinta (13), pela terceira fase da Copa do Brasil

Dado Cavalcanti, técnico do NáuticoDado Cavalcanti, técnico do Náutico - Foto: Tiago Caldas/CNC

Em 2023, a Copa do Brasil tem funcionado como um ponto de revitalização do Náutico. O Timbu tem jogado no torneio sempre depois de um tropeço. Na estreia, contra o São Bernardo/SP, a equipe vinha de derrota para o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. Resultado: venceu os paulistas e avançou na competição, encarando o Vila Nova. Antes de pegar os goianos, os alvirrubros tiveram outro revés, diante do Sport, novamente no Nordestão. O que veio adiante? Triunfo ante o Dragão. Agora, o clube entra em campo após a eliminação para o Salgueiro, nas quartas de final do Campeonato Pernambucano. O desafio é diante do Cruzeiro, nesta quinta (13), nos Aflitos, pelo confronto de ida da terceira fase do mata-mata nacional. Nova oportunidade de soerguimento na temporada.

Diferente das duas etapas anteriores, que foram em jogo único, a terceira fase tem ida e volta. Depois do jogo nos Aflitos, o Náutico vai até Minas Gerais, no dia 25 de abril. Passando para as oitavas de final, os alvirrubros vão embolsar R$ 3,3 milhões. Somando os prêmios das classificações anteriores, os pernambucanos podem ultrapassar os R$ 7 milhões, um recorde na história alvirrubra.

Para o confronto desta noite, o técnico Dado Cavalcanti terá os retornos do zagueiro Denilson, do meia Gabriel Santiago e dos atacantes Kayon e Matheus Carvalho, recuperados de lesão. Recuperado de dores no joelho, Vagner está confirmado no gol. 

“O foco está em fazer um jogo agressivo, tendo à disposição alguns jogadores que saíram do departamento médico. Ganhamos mais repertório, força. Precisaremos disso para enfrentar um adversário mais qualificado que a gente. Será necessário elevar nossos níveis para conseguir um bom resultado neste primeiro desafio”, afirmou o técnico. 



Cruzeiro

Com apenas quatro vitórias em 11 jogos disputados no ano, o Cruzeiro atravessa má fase no início da temporada, ficando fora das finais do Campeonato Mineiro. A partida marcará a estreia oficial do técnico Pepa no comando da Raposa. Até então, o profissional só comandou o time em um amistoso diante do RB Bragantino.

“O Cruzeiro é tecnicamente superior, mesmo passando por um processo de transição, com a mudança de treinador. Naturalmente, mudam-se comportamentos, padrões, dificultando o trabalho de observação para decifrar o adversário, antecipando possíveis problemas. Mas tivemos um tempo para recuperar jogadores e isso nos anima um pouco mais para equilibrar o jogo”, declarou.  “O tamanho do desafio é o tamanho da oportunidade. Isso é trabalhado na mente dos atletas. Em termos de visibilidade nacional, só vamos superar esse jogo passando de fase. Se não conseguirmos, esse será o maior jogo que esses atletas terão a oportunidade de fazer em 2023”, completou.

Ficha técnica

Náutico
Vágner; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira, Souza e Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Paul Villero, Jael e Kayon. Técnico: Dado Cavalcanti

Cruzeiro
Rafael Cabral; Luciano Castán, Lucas Oliveira, Marlon e Willian; Ramiro, Felipe Machado e Nikão; Mateus Vital (Stênio), Wesley e Gilberto. Técnico: Pepa

Local: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 19h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE). Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Renan Aguiar da Costa (CE).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)
Transmissão: SporTV, Premiere FC

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter