Logo Folha de Pernambuco

Reconhecimento

De Pombos para o mundo: história de torcedor do Sport é indicada a prêmio no Fifa Fan 2020

Marivaldo Francisco da Silva percorre 12 horas a pé do Agreste pernambucano à Ilha do Retiro para ver o Leão jogar desde 2017

A história de Marivaldo Francisco da Silva concorre a prêmio no Fifa Fan 2020A história de Marivaldo Francisco da Silva concorre a prêmio no Fifa Fan 2020 - Foto: Divulgação/Sport Club do Recife

Do Agreste ao Recife, as longas jornadas de 60km a pé atravessaram as fronteiras do futebol e do mundo. A história de Marivaldo Francisco da Silva, 48, torcedor do Sport que caminha 12 horas do município de Pombos até a Ilha do Retiro para assistir o Leão jogar, é uma das indicadas ao Fifa Fan Award 2020, prêmio direcionado a torcedores. 

O torcedor, que na agremiação e entre os demais rubro-negros já virou símbolo de luta e resistência, deu início à trajetória em 2017, quando o Sport também disputava a Série A do Campeonato Brasileiro. Sem muitas explicações tangíveis para verbalizar a decisão de atravessar três cidades para acompanhar de perto o Leão da Praça da Bandeira, o pernambucano resume o ato quase que diário em amor. 

Em contato com a Folha de Pernambuco, Marivaldo contou como recebeu a notícia de que sua história está concorrendo em um dos prêmios mais importantes do mundo na categoria torcedores. “Quem repassou para mim essa notícia foi Everson, diretor de marketing do Sport, e outros colegas começaram a enviar também. Foi uma coisa extraordinária, que eu nunca imaginei. Jamais eu imaginaria representar o meu Sport Club do Recife, clube que eu amo tanto, que quando perde eu adoeço, e quando ganha é uma maravilha, coisa de outro mundo”, disse, ainda em tom de surpresa. 

O torcedor leonino disputa a premiação com as histórias do escocês James Anderson, que doo milhões de libras em incentivo ao futebol profissional, femino e juvenil, e com um grupo de torcedores colombianos que se uniram para distribuir alimentos durante a pandemia da Covid-19. 

“Esse reconhecimento representa tudo para mim, muito mais do que eu imaginava. Mesmo se não tivesse sido indicado, eu vou para a Ilha do Retiro com o maior prazer do mundo, porque o meu Sport é a minha razão de viver”. 

“Atribuo (a indicação) a todas as pessoas que contribuíram na minha caminhada, na Ilha do Retiro, onde todos me acolhem com o maior prazer do mundo. Não tenho nem palavras para definir o que quer dizer isso para mim”, finalizou Marivaldo. A votação para escolher a história de maior identificação pode ser feita no site da Fifa

O anúncio do vencedor do Fifa Fan 2020 será feito no dia 17 de dezembro durante a cerimônia que também divulgará os melhores jogadores e jogadoras do ano. Por conta da pandemia, a cerimônia será realizada de forma remota. 

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter