Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Defensivo, Sport se segura no Mineirão e empata em 0x0 com o Atlético/MG

Com uma linha defensiva de cinco jogadores, o Leão chegou a ser pressionado em alguns momentos, mas estancou sequência de derrotas

Leandro Barcia, atacante do SportLeandro Barcia, atacante do Sport - Foto: Pedro Vale/divulgação/Sport

Com estratégia basicamente defensiva, o Sport conseguiu segurar o ímpeto do Atlético/MG, terceiro colocado do Brasileirão, e empatou em 0x0, no Mineirão, na noite deste sábado (24). Para somar este ponto após quatro derrotas consecutivas, o Leão precisou não apenas se fechar atrás, como também contar com  uma ótima atuação do goleiro Luan Polli, que fez pelo menos cinco grandes defesas no jogo. Com o resultado, o rubro-negro chegou ao 21° ponto na Série A e ficou na 11° posição, no momento. 

Para a partida, Jair Ventura decidiu escalar o Sport com uma linha defensiva com cinco jogadores. Sem poder escalar Iago Maidana, o treinador entrou com Rafael Thyere, Adryelson e Chico na zaga, com Patric e Raul Prata nas laterais. O trio de zagueiros, inclusive, foram uns dos destaques rubro-negros e foram bastante seguros. Outra novidade no Leão foi a entrada de Márcio Araújo no meio de campo. O experiente volante foi escalado no lugar de Marcão, suspenso, mas não fez uma boa partida e saiu no início do segundo tempo.

 
A primeira etapa foi de completo domínio do Atlético/MG. O Galo ficou mais tempo com a bola e finalizou 14 vezes contra nenhuma do Sport. As chances de gol, no entanto, não vieram junto com as outras estatísticas. Até os 40 minutos do primeiro tempo, o Leão tinha conseguido se fechar bem e mesmo que a bolsa rondasse a área, os mineiros não possuíam efetividade. Após os 40 minutos, a equipe de Jorge Sampaoli encontrou boas chances e Luan Polli foi obrigado a fazer ótimas intervenções em finalizações de Savarino e Keno.
 
O segundo tempo não foi muito diferente. O Atlético/MG rodou a bola, pressionou, mas não conseguiu marcar o gol. Luan Polli fez outras ótimas defesas e o Sport conseguiu não sofrer gols. 
 
O lado ofensivo do Sport, no entanto, foi inofensivo e não levou nenhum perigo ao gol do Atlético. Principal reserva técnica do Leão, Thiago Neves mal pegou na bola. O camisa 30 jogou de falso nove e passou despercebido de campo. Aberto pela direita, Leandro Barcia foi outro sumido do jogo. Reflexo disso foi que a primeira finalização dos rubro-negros só saiu aos 37 minutos da segunda etapa, em falta batida para fora, por Júnior Tavares.

Ficha técnica

Atlético Mineiro
Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco (Zaracho) e Nathan ; Savarino, Keno e Eduardo Sasha (Marrony). Técnico: Jorge Sampaoli

Sport
Luan Polli; Patric, Rafael Thyere, Chico, Adryelson e Raul Prata (Júnior Tavares); Márcio Araújo (Ronaldo Henrique), Ricardinho (Marcos Serrato) e Lucas Mugni; Leandro Barcia e Thiago Neves (Marquinhos).

Estádio: Mineirão (Belo Horizonte/MG);
Horário: 21h (de Brasília);
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR);
Assistentes: Rafael Trombeta e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos PR);
Árbitro de vídeo: Héber Roberto Lopes (SC);
Cartão amarelos: Keno (Atlético).

Como assinar
O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter