Futebol

Depois de Sport e Chape, Grêmio e Bahia são rebaixados à Série B

Gaúchos venceram, mas caíram por conta do triunfo do Juventude; Tricolor de Aço perdeu para o Fortaleza

Grêmio foi rebaixadoGrêmio foi rebaixado - Foto: Divulgação/Grêmio

Dia de frustração para os tricolores gaúcho e baiano. Grêmio e Bahia caíram para a Série B, após encerramento da rodada final da Série A do Campeonato Brasileiro 2021. No Sul, o Imortal não fez jus ao nome e, mesmo vencendo o Atlético/MG por 4x3, teve a queda confirmada por conta do triunfo do Juventude por 1x0 perante o Corinthians, no Alfredo Jaconi. Já o Tricolor de Aço tropeçou no Castelão, ante o Fortaleza, por 2x1. As equipes se juntam a Sport e Chapecoense no grupo dos rebaixados.

Clube que também corria risco de queda, o Cuiabá empatou em 1x1 com o Santos e terminou em 15º, com uma vaga na Sul-Americana, assim como o Santos, em 10º. O América/MG (8º) ganhou do São Paulo (13º, na Sula) por 2x0 e garantiu um lugar na pré-Libertadores. O outro na fase preliminar da competição é o Fluminense (7º), que bateu a lanterna Chapecoense por 3x0.

Com um gol no fim, o RB Bragantino derrotou o Internacional por 1x0 e pegou a última vaga direta que restou para a Libertadores. As demais ficaram com Athlético/PR (14º, que empatou em 1x1 com o Sport, mas assegurou espaço por conta do título da Copa do Brasil), Atlético/MG (campeão nacional), Flamengo, Palmeiras, Fortaleza e Corinthians. O rubro-negro carioca perdeu por 2x0 para o Atlético/GO, enquanto o Verdão superou o Ceará por 1x0. Tanto o Dragão (9º) como o Vozão (11º) jogarão a Sul-Americana em 2022. 

Na próxima edição do Brasileirão, Chapecoense, Sport, Grêmio e Bahia darão lugar a Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí na elite nacional. Campeão em 2021, o Atlético/MG também teve o artilheiro do torneio, Hulk, com 19 gols. Os mineiros ainda podem ganhar mais um troféu na próxima semana, em embate com o Athlético/PR, pela Copa do Brasil.

Terceira queda na história

Pela terceira vez na história, o Grêmio foi rebaixado à Série B - a primeira vez foi em 1991 e a segunda em 2004. Os gaúchos foram comandados pelo técnico Vagner Mancini e tinham no elenco nomes de peso como Rafinha, Diego Souza e Douglas Costa.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter