Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL

Desde lesão de Kieza, Náutico teve sete combinações diferentes no ataque titular em oito jogos

Timbu ainda busca a formação ofensiva ideal para a sequência da Série B

Jean Carlos, Kieza e ViniciusJean Carlos, Kieza e Vinicius - Foto: Tiago Caldas/CNC


Desde que Kieza se lesionou, diante do Brusque, pela 14ª rodada da Série B, o Náutico vem buscando a formação ofensiva ideal para conseguir o acesso à primeira divisão. Nas oito partidas que sucederam a contusão, o Timbu venceu apenas uma delas e utilizou sete formações no ataque diferentes na equipe titular. 

Dentro das sete escalações do ataque alvirrubro, é perceptível a alternância entre Paiva e Caio Dantas como centroavante titular, os testes no lado direito da equipe e a estabilidade de Vinícius e Jean Carlos entre os titulares. Cada um possui sete partidas no recorte, apenas sem terem atuado em caso de lesão (Jean) ou suspensão (Vinícius).

Hoje no quinto lugar, com 34 pontos, o time liderava a Segundona quando perdeu o seu artilheiro. Nesta partida, o meia-atacante Jean Carlos também deixou o campo, porém só foi desfalque no duelo contra o Coritiba. Na ocasião, Hélio dos Anjos, então treinador alvirrubro, optou por um esquema com Marciel, Bryan (improvisado), Paiva e Vinicius. 

Com Jean à disposição diante do Confiança, Bryan retornou à lateral e foi mantida a base da última partida. Já para enfrentar o Sampaio Corrêa, o atacante Caio Dantas fez sua estreia e deu início a uma sequência de três jogos como titular, até se lesionar. Completando o ataque, jogaram Jean, Vinícius e Vargas.

A única mudança na equipe para enfrentar o Avaí e o Cruzeiro, ficou por parte do lado direito, com Vargas sendo sacado e Matheus Carvalho promovido ante os catarinenses, e da saída do mesmo, para a entrada de Iago Dias. 

A única repetição no ataque do Náutico foi sob o comando de Marcelo Chamusca, em suas duas primeiras partidas, quando o time entrou em campo com Jean Carlos, Taílson, Vinicius e Paiva, diante do CSA e do Vitória. O treinador ficou impossibilitado de repetir a formação, devido à expulsão de Vinicius no empate com os baianos e ainda optou por sacar Tailson, promovendo as entradas de Giovanny e Iago Dias para a equipe titular.

Para enfrentar o Vila Nova, em Goiânia, pela 23ª rodada da Série B, Chamusca não contará com o atacante Iago Dias. O atleta foi expulso no empate contra o Guarani  e desfalcará a equipe no próximo compromisso alvirrubro. Como alternativa, o treinador ganhará o retorno de Vinícius, que cumpriu suspensão diante do Guarani.

As formações ofensivas do Náutico sem Kieza:
Coritiba 3x1 Náutico: Marciel, Bryan, Paiva e Vinicius 
Náutico 0x4 Confiança: Jean Carlos, Marciel, Paiva e Vinicius 
Sampaio Corrêa 2x0 Náutico: Jean Carlos, Vargas, Caio Dantas e Vinicius 
Avaí 2x0 Náutico: Jean Carlos, Matheus Carvalho, Caio Dantas e Vinicius  
Náutico 0x1 Cruzeiro: Jean Carlos, Iago Dias, Caio Dantas e Vinicius 
CSA 0x1 Náutico: Jean Carlos, Tailson, Paiva e Vinicius 
Náutico 1x1 Vitória: Jean Carlos, Tailson, Paiva e Vinicius 
Náutico 1x1 Guarani: Jean Carlos, Iago Dias, Paiva e Giovanny

Veja também

Newsletter