Logo Folha de Pernambuco

Copa do Nordeste

Desestabilizado, Santa vai a Fortaleza com chances ínfimas de classificação

Duelo entre tricolores acontece às 21h30 desta terça (23), no Castelão

Partida será disputada no Castelão, em FortalezaPartida será disputada no Castelão, em Fortaleza - Foto: Reprodução/Ascom Sejuv/Gov. do Ceará


Com metade dos jogos da fase inicial já jogados e nenhum ponto conquistado, o Santa Cruz amarga a lanterna do Grupo A da competição e precisa de uma reação imediata para buscar uma improvável classificação. No entanto, no caminho da Cobra Coral estão dois adversários que atualmente disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro: o Fortaleza, adversário desta terça-feira (23) e o Sport. O duelo de tricolores acontece às 21h30, no Castelão. 

Apesar da sequência negativa, uma classificação ainda é matematicamente possível. De acordo com o site Chance de Gol, especializado em probabilidades esportivas, o Santa tem cerca de 6% de chances de classificação à segunda fase. Entretanto, a recuperação passa por uma sequência improvável de quatro vitórias ou, no mínimo, três resultados positivos e um empate nas rodadas restantes. 

A partida de hoje, fora de casa contra o Fortaleza, é considerada uma das mais difíceis da primeira fase. Nos últimos dez confrontos entre os dois times foram apenas duas vitórias pernambucanas contra seis do Leão; dois jogos terminaram empatados. Tendo em vista o desempenho recente da equipe Coral, a missão se torna ainda mais complicada. 

O início de temporada do Santa tem sido marcado pela instabilidade no setor defensivo, a falta de repertório para criação de jogadas e, consequentemente, o pouco perigo oferecido às defesas adversárias: nas cinco primeiras partidas válidas pela competição regional, apenas um gol marcado (um pênalti convertido por Chiquinho no jogo contra o CSA).  

Sem um padrão de jogo bem definido, o Santa tem sofrido com a imposição dos adversários. Para o técnico João Brigatti, que reconhece a necessidade de evolução em diversos pontos, as más atuações se explicam pela falta de tempo para treinamentos. Em relação à última partida, o treinador defende uma equipe com “um pouco mais de imposição, física, técnica e tática", mas reclama que treinamento não existe em função do calendário apertado. 

 

Outro contratempo para Brigatti tem sido os desfalques recorrentes no elenco. O zagueiro Danny Morais e o lateral-esquerdo Leonan - ambos se recuperando de lesões musculares - não viajaram com a equipe. Elicarlos e Martín Rodríguez continuam cumprindo isolamento social após terem sido diagnosticados com Covid-19. Com baixas no plantel e um elenco curto, o técnico tem recorrido à escalação de jogadores jovens, recém-promovidos das categorias de base. A estratégia - de caráter emergencial - não tem dado bons resultados. 

Já o Fortaleza poderá promover estreias na partida contra o Santa. Regularizados, o lateral-direito Yago Pikachu e os meias Gustavo Blanco, Isaque e Daniel Guedes podem entrar em campo. Devido ao intervalo curto entre o jogo de hoje e a última partida, o clássico-rei disputado no sábado, é possível que o técnico Enderson Moreira acione jogadores que não atuaram na última partida. 

O Leão do Pici é um dos quatro clubes que continuam invictos nesta edição do Nordestão. Em quatro rodadas, foram duas vitórias e dois empates. A Copa do Nordeste é a única competição que o Fortaleza disputa no momento, já que o Cearense está paralisado por causa do avanço da Covid-19 no estado. 

FICHA TÉCNICA:
Fortaleza:

Felipe Alves, Pablo, Quintero, Wanderson e Carlinhos; Éderson, Matheus Jussa e Luiz Henrique; Robson (Pikachu), David (Romarinho) e Wellington Paulista. Técnico: Enderson Moreira.

Santa Cruz:
Jordan; Augusto Potiguar, William Alves, Célio Santos e Alan Cardoso. Caetano, Karl e Chiquinho; Madson, Pipico e Léo Gaúcho (Marcel). Técnico: João Brigatti. 

Local: Castelão (Fortaleza/CE);
Horário: 21h30;
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL);
Assistentes: Wagner Jose da Silva e Lennon Mccartney Farias Paes (ambos AL)
Transmissão: Fox Sports, Nordeste FC e TV Jornal

 

Veja também

Ancelotti exalta Vini Jr após atuação de gala na goleada do Real Madrid: "Te amo"
FUTEBOL

Ancelotti exalta Vini Jr após atuação de gala na goleada do Real Madrid: "Te amo"

Lesões no joelho preocupam, somam 30 casos na temporada e acendem alerta no futebol brasileiro
Futebol

Lesões no joelho preocupam, somam 30 casos na temporada e acendem alerta no futebol brasileiro

Newsletter