Logo Folha de Pernambuco

Copa Feminina de Tênis

Disputada no Recife, Copa Feminina de Tênis tem mais brasileiras classificadas para chave principal

O evento acontece no Recife Tênis Clube até o próximo domingo (28), com entrada gratuita

Bianca Bernardes, atleta mineira de 17 anosBianca Bernardes, atleta mineira de 17 anos - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

As rodadas qualificatórias da etapa pernambucana do Ano III – Copa Feminina de Tênis, que faz parte do circuito ITF World Tennis Tour, segue a todo vapor nas quadras do Recife Tênis Clube, localizado na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. Nove brasileiras disputaram partidas na manhã desta terça-feira (23). 

A Copa Feminina de Tênis acontece até o próximo domingo (28), com a entrada gratuita para o público. As partidas acontecem entre 9h e 19h até a sexta-feira (26). No final de semana, há apenas disputas pela manhã.

Renato Braga, proprietário do Recife Tênis Clube, agradeceu a oportunidade de receber um torneio de nível mundial e valorizou a participação feminina. 

"Um evento de nível mundial representa para qualquer cidade, estado, quanto mais para o nosso clube. A gente está muito agradecido e a competição tem muito a ver com a sinergia do clube com o público feminino, que está consumindo tênis", afirmou Renato.

Renato Braga, proprietário do Recife Tênis Clube. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco 

Resultados do dia:
As primeiras partidas começaram às 10h30. Três brasileiras enfretaram estrageiras. A mineira Bianca Bernardes, de 17 anos, derrotou a uruguaia Juliana Rodriguez e garantiu a vaga na chave principal.

Alice Ghiraldi, 14 anos, foi derrotada pela mexicana Amanda Elkin, e Giovanna Ferreira, 17 anos, perdeu para a chilena Alessandra Caceres. 

As outras três partidas classificatórias foram disputadas entre atletas brasileiras. 

Após a partida, Bianca comentou sobre a vitória e o seu desempenho contra a uruguaia.

"Eu sabia que ia ser um jogo duro, mas eu entrei confiante. Já tinha enfrentado ela uma vez e vencido. Foi muito difícil, cada uma ganhou um set. Estou muito feliz com meu jogo e orgulhosa de mim, ter a oportunidade de jogar a chave principal é muito satisfatório", disse a atleta.

Alessandra Caceres (CHI) x Giovanna Ferreira (BRA) (1-6/ 6-2/ 10-7)

Bianca Bernardes (BRA) x Juliana Rodriguez (URU) (4-6/ 6-3/ 10-4)

Amanda Elkin (MEX) x Alice Ghiraldi (BRA) (6-0/ 6-1)

Julia Bortoluzzi (BRA) x Beatriz Guerra (BRA) (0-6/ 0-6)

Marina Adati (BRA) x Paola Dalmonico (BRA) (4-6/ 2-6)

Letícia Vidal (BRA) x Demi Tran (HOL) (3-6/ 6-4/ 6-1)

Carolina Martins (BRA) x Emma Van Poppel (HOL) (4-6/1-6)

Julia Konish (BRA) x Helena Bueno (BRA) (6-0/6-4)

Martina Roldan (ARG) x Cecília Costa (BRA) (6-7/6-7) 

*Em destaque, as classificadas para a chave principal

A atleta Beatriz Guerra, natural de Natal (RN), é uma das participantes nordestinas na chave. Com 16 anos, ela se diz feliz em participar de um torneio, principalmente pelo fato de ser no nordeste:

"Estou muito feliz por jogar esse torneio aqui em Recife. É muito difícil ter torneios no nordeste, então é muito legal e importante pra gente da região. É um dos primeiros torneios que tô podendo vir de carro, com minha família" afirmou a tenista potiguar.

Pernambucana estreia às 18h
Única representante de Pernambuco na competição, Cecília Costa estreou nesta terça-feira (23), com vitória. A adversária foi a argentina Martina Roldan e redeu um duro duelo. Indo ao tie-break nos dois sets, Cecília venceu por duplo 7-6. Ao todo, foram 2 horas e 16 minutos de jogo. A partida já foi válida pela chave principal. A pernambucan enfrenta na próxima fase a vencedora entre a americana Sabastiani Leon e a paulista Catarina Melleiro, embate que acontece na próxima quarta-feira (24).

A jovem de 17 anos treina em São Paulo desde 2021 e faz a primeira competição de forma profissional na sua cidade natal. Ela conta com o apoio de familiares e amigos.  

"Eu estou acostumada a jogar contra atletas de outros países, mas não em nível profissional. Esse é o sexto torneio profissional que eu vou jogar na carreira. Ainda é algo novo para mim e espero aproveitar ao máximo essa experiência e ficar mais madura", comentou sobre o primeiro desafio. 

Outras brasileiras na chave principal: Júlia Konishi, Geórgia Gulin, Catarina Melleiro, Maria Luísa Oliveira, Maria Carolina Turchetto Helena Bueno. 

As partidas da chave principal têm início a partir das 13h30. 

Mais informações sobre os jogos: 

 

 

 

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter