Djokovic é eliminado por Musetti nas oitavas de final de Montecarlo
Com a eliminação do sérvio, o grego Stefanos Tsitsipas tem caminho aberto para conquistar o tri em Monte Carlo
Novak Djokovic, grande favorito do Masters 1000 de Monte Carlo nas ausências de Rafael Nadal e Carlos Alcaraz por lesão, foi eliminado nesta quinta-feira (13) nas oitavas de final do torneio ao perder por 4-6, 7-5 e 6-4 para o italiano Lorenzo Musetti, 21º do ranking mundial.
Leia também
• Juíza do caso de Daniel Alves impede que psicóloga contratada por ele examine vítima
• Piloto da Hyundai, Craig Breen morre aos 33 anos durante testes para o Rali da Croácia
O sérvio, número 1 do mundo, que detém o recorde de títulos do Masters 1000 (com 38), foi campeão apenas duas vezes no saibro monegasco (2013 e 2015). Desde então, não conseguiu passar das quartas de final. Musetti vai enfrentar seu compatriota Jannik Sinner (8º) na próxima fase.
Djokovic havia estreado com vitória em Monte Carlo na terça-feira, embora sofrendo mais do que o esperado ao bater o russo Ivan Gakhov (198º) por 7-6 (7/5) e 6-2.
Mas o sérvio não resistiu diante de seu segundo obstáculo e agora coloca em dúvida seu objetivo de conquistar Roland Garros em junho, sua prioridade imediata como ele mesmo destacou no domingo no Principado.
O Masters 1000 de Monte Carlo representou um reaparecimento do tenista de Belgrado no circuito depois de não competir desde o início de março, já que não pôde estar dos torneios nos Estados Unidos (Indian Wells e Miami) devido à recusa em se vacinar contra a covid-19.
A partida entre Djokovic e Musetti foi interrompida pela chuva durante uma hora, quando o placar marcava 6-4, 5-7 e 1-1, com 40/30 para o sérvio tenso o saque a seu favor.
Musetti conseguiu a quebra decisiva no terceiro set para abrir 4-3 e depois passar para 5-3. Ele então sacou com 5–4 para vencer a partida. Precisou de quatro match-points e na quarta garantiu seu grande triunfo.
O adversário de Musetti nas quartas de final, Jannik Sinner, ficou à beira do precipício nas oitavas de final antes de vencer por 3-6, 7-6 (8/6) e 6-1 contra o polonês Hubert Hurkacz, que desperdiçou um match point.
Hurkacz quase surpreendeu quando teve um match-point a seu favor com 6-5 no 'tie break' do segundo set, mas Sinner emendou três pontos que colocaram sua vitória nos trilhos, e depois atropelou no terceiro set.
O grego Stefanos Tsitsipas, número três do mundo e atual bicampeão do torneio, avançou ao derrotar o último latino-americano nas oitavas de final no saibro monegasco, o chileno Nicolás Jarry (58º), por 6-3 e 6-4.
Nas quartas de final, o grego terá pela frente o número 10 do mundo, o americano Taylor Fritz, que precisou de três sets para vencer o tcheco Jiri Lehecka (42º) por 4-6, 6-4 e 6-1.
Em outra partida disputada, o alemão Jan-Lennard Struff (100º) surpreendeu o norueguês Casper Ruud (4º) vencendo por 6-1 e 7-6 (8/6). Seu próximo adversário será o russo Andrey Rublev (6º), que venceu o compatriota Karen Khachanov (12º) por 7-6 (7/4) e 6-2.
O dinamarquês Holger Rune (9º) avançou para as quartas de final sem jogar devido ao abandono por lesão do italiano Matteo Berrettini (22º), que havia vencido uma dura batalha na quarta-feira contra o argentino Francisco Cerúndolo por 5-7, 7-6 (7/1) e 6-4.
Berrettini não conseguiu entrar na quadra devido a uma lesão muscular.
Rune, de 19 anos, jogará pela primeira vez as quartas de final de Monte Carlo contra o vencedor do duelo entre Daniil Medvedev (5º) e Alexander Zverev (16º).