Tênis

Djokovic supera Cameron Norrie e vai à final de Wimbledon

Sérvio número 3 do mundo enfrentará australiano Nick Kyrgios na decisão

Novak Djokovic, atual campeão de WimbledonNovak Djokovic, atual campeão de Wimbledon - Foto: Daniel LEAL / AFP

O sérvio Novak Djokovic, sete vezes campeão de Wimbledon e defensor do título, venceu nesta sexta-feira (8) o britânico Cameron Norrie, por 3 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-3, 6-2 e 6-4.

O atual número 3 do ranking mundial precisou de duas horas e 34 minutos para superar o tenista local, que contou com o apoio maciço do público na quadra central do All England Club, para garantir sua 32ª participação em uma final de Grand Slam.

O sérvio enfrentará na decisão o polêmico australiano Nick Kyrgios, que se classificou diretamente quando o espanhol Rafael Nadal anunciou sua retirada na quinta-feira devido a uma lesão abdominal.

"Espero que a experiência trabalhe a meu favor", disse Djokovic, que aos 35 anos buscará sua 21ª vitória em um Grand Slam contra o 40º tenista do mundo, que nunca disputou uma final em um dos principais torneios do circuito. 

Na semifinal, o atual campeão sofreu três quebras de serviço no primeiro set antes de assumir o controle da partida. 

Norrie "jogou melhor no primeiro set", admitiu o sérvio, reconhecendo que em uma semifinal de Grand Slam "sempre há pressão, de você mesmo e de fora". E considerando a vantagem do britânico com "nada a perder" e "jogando em casa". 

Djokovic começou a partida aparentemente desfocado, cometendo erros inusitados contra o britânico de 26 anos, 12º do mundo. 

Ele perdeu rapidamente o primeiro set e teve dificuldade em encontrar soluções contra o jogo de Norrie até o oitavo game do segundo set, quando conseguiu quebrar o saque de Norrie

Norrie parecia pronto para recuperar o terreno perdido, mas hesitou por um momento e o sérvio imediatamente aproveitou para ganhar a segunda parcial. 

A partir do terceiro set, Djokovic voltou a ser ele mesmo, transformando suas defesas em ataques e assumindo as rédeas contra o britânico que, apesar de seu grande devolução, não conseguiu se recuperar, multiplicando erros não forçados devido à pressa. 

Djokovic busca seu quarto título consecutivo em Wimbledon - o torneio foi cancelado em 2020 devido à pandemia - se juntando ao clube exclusivo formado por Bjorn Borg, Pete Sampras e Roger Federer

O sérvio também tem a motivação de que este será provavelmente o seu último Grand Slam do ano, já que, por não estar vacinado contra a covid-19, não poderá viajar para os Estados Unidos para disputar o US Open.

Veja também

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.
Caso Vini Jr.

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações
Premier League

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações

Newsletter