Djokovic tem entrada na Austrália barrada e irá retornar para Sérvia
Tenista se recusa a apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19; ele ficou mais de seis horas retido no aeroporto
Líder do ranking mundial de tênis, o sérvio Novak Djokovic não recebeu autorização do governo australiano para disputar o Australia Open e vai retornar para Sérvia. O atleta não revela se foi imunizado ou não contra a Covid-19, mas ele e a família apresentam forte indícios que recusaram as vacinas.
A ida de Djokovic era uma especulação, até o tenista confirmar presença no Grand Slam, ao anunciar que conseguiu uma isenção da obrigatoriedade do comprovante de vacinação. Já no avião, o tenista soube de um problema referente ao visto, pois não teria preenchido o formulário correto para o tipo de visto solicitado.
Ele foi retido no aeroporto de Tullamarine, em Melbourne, na Austrália, ao aterrissar por volta das 23h30 (às 9h30 no Horário de Brasília) e lá ficou por mais de seis horas, enquanto as autoridades discutiam o caso.
Paralelo a isso, Srdjan Djokovic, pai do tenista, contestava o fato de o filho estar retido.
"Não tenho ideia do que está acontecendo, eles estão mantendo meu filho em cativeiro por cinco horas! Se não o soltarem em meia hora, vamos nos reunir na rua", disse ele.
Leia também
• Mesmo com autorização especial, Djokovic pode ser proibido pelo governo de entrar na Austrália
• Djokovic diz que conseguiu exceção à regra de vacinação para disputar o Australian Open
• Diretor do Aberto da Austrália não confirma participação de Djokovic
As autoridades locais já tinham adiantado que ficariam do lado dos protocolos de Saúde Pública e, se necessário, endossariam o retorno de Djokovic para casa. Só nas últimas 24 horas, a Victoria registrou 17.636 novos casos de Covid-19 e 11 mortes.
"O governo federal perguntou se apoiaremos o pedido de visto de Novak Djokovic para entrar na Austrália. Não forneceremos a Novak Djokovic apoio individual no pedido de visto para participar do Grand Slam Australian Open 2022", publicou, por meio do Twitter, Jaala Pullford, ministra do governo de Victoria Jaala Pulford.
"Se essa evidência for insuficiente, ele não será tratado de forma diferente de ninguém e estará no próximo avião para casa. Não deveria haver regras especiais para Novak Djokovic. Absolutamente nenhuma", declarou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, durante uma entrevista coletiva.
De acordo com os jornais “The Age” e o “Sydney Morning Herald”, advogados do tenista estão analisando formas de contestar a decisão; em certa altura, até o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, se colocou ao lado da posição do tenista em não apresentar a garantia que foi, de fato, vacinado.
“Eu disse a ele que a Sérvia está com ele. Nossas autoridades estão fazendo de tudo para que o assédio ao melhor jogador de tênis do mundo termine imediatamente”, informou a autoridade máxima do país.
Como assinar DAZN
O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.