Logo Folha de Pernambuco

RACISMO

Djonga diz ter reagido a racismo após soco em segurança durante Atlético-MG x Athletico

Vídeo mostra momento da confusão durante a final da Copa do Brasil

Djonga, rapper mineiro, comemorando o título brasileiro do Atlético-MGDjonga, rapper mineiro, comemorando o título brasileiro do Atlético-MG - Foto: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Leia também

• Comissão de juristas negros propõe prorrogação de cotas e criação de observatório contra o racismo

• Flamenguistas denunciam racismo após serem barrados em churrascaria de SC

• Djonga e Mato Seco estão entre as atrações do Festival União Reggae + Rap

Nas arquibancadas do Mineirão, nem tudo foi festa durante a goleada do Atlético-MG por 4 a 0 sobre o Athletico, pela final da Copa do Brasil. Um vídeo de uma confusão no setor de camarotes viralizou nas redes sociais. Principalmente porque um dos personagens envolvidos é Djonga. O rapper foi flagrado no momento em que acertava um soco num dos seguranças privados do estádio. Nesta segunda, ele se posicionou.

O músico afirmou que seu gesto foi uma reação a um ataque racista sofrido por ele. Djonga não quis entrar em detalhes, mas disse que esta é uma história que se estende desde a semana passada. Ele ainda acrescentou que, apesar do ocorrido neste domingo, não tem o hábito de reagir desta forma a manifestações preconceituosas. Mas pontuou que elas são muito comuns em sua rotina.
 

 

"Podia ficar horas aqui contando para vocês o que aconteceu ontem. 'Tá ligado'? Porque ainda ia dar um debate gigante. O que aconteceu ontem no Mineirão, quando eu dei um soco na cara do segurança. Sacou? O vídeo que está rolando aí é um trecho, um pedaço de uma situação que vem se arrastando desde lá de dentro, que vem se arrrastando desde semana passada, que rolou comigo. Estava lá como convidado da CBF, enfim", afirmou o rapper em um vídeo publicado em suas redes sociais.

"É sobre racismo, discriminação, essas paradas. Não dá para explicar. Uns vão acreditar, outros não vão acreditar. Uns vão falar que é vitimismo. Enfim, é isso. Agora, eu reagi. 'Tá ligado'? Na maioria das vezes, eu não reajo. Se eu reagisse todas as vezes que alguém me trata com discriminação...'Nó...'. Todo dia vazava vídeo meu. Dessa vez eu reagi e está feito. O que aconteceu eu nunca vou conseguir provar. Mas é isso".

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Assim como Djonga explicou, o trecho do vídeo que circula pelas redes sociais sugere que a confusão começou antes da entrada do segurança em cena. Logo nos primeiros segundos do registro, é possível ver um outro homem, aparentemente também envolvido na confusão, sendo afastado do local. Pela agressão, o rapper foi conduzido por policiais militares, e um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de plantão.

Um dos nomes mais influentes da música brasileira contemporânea, Djonga é torcedor do Atlético-MG. No último dia 5, ele esteve no Mineirão durante o jogo contra o Bragantino, que marcou a festa pela conquista do título brasileiro. Ele se encontrou com os ex-jogadores Reinaldo e Paulo Isidoro, ídolos do clube.

Veja também

Newsletter