Logo Folha de Pernambuco

Sport

Dois meses após ser reeleito, Milton Bivar prepara renúncia da presidência do Sport

Dirigente está propenso a se retirar do cargo, mas apoiadores tentam convencê-lo a ficar

Milton Bivar, presidente do Sport, foi reeleito para o biênio 2021/2022Milton Bivar, presidente do Sport, foi reeleito para o biênio 2021/2022 - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Dois meses apenas após ser reeleito presidente do Sport, Milton Bivar vai oficializar nesta terça-feira a sua retirada da função. A informação foi confirmada à Folha de Pernambuco pelo próprio dirigente na noite desta segunda-feira. A carta da renúncia, inclusive, já foi entregue ao Conselho Deliberativo. A notícia pegou a torcida de surpresa e acabou gerando críticas por parte dos rubro-negros. Com a saída de Bivar, novas eleições deverão ser convocadas.

Milton Bivar deixa o cargo de presidente do Sport com o Campeonato Brasileiro em curso e o time sendo alvo de questionamentos. Atualmente, o Sport é apenas o 16ª colocado da competição, ainda sem ter somado vitórias. Além disso, há menos de um mês foi derrotado pelo Náutico na final do Campeonato Pernambucano deste ano, o que fez aumentar a pressão da torcida em cima da diretoria por mais reforços de alto nível, o que não aconteceu desde o início do torneio. 

Na carta entregue ao Conselho Deliberativo, o mandatário rubro-negro cita preocupação com questões de saúde como determinantes para a decisão, além de destacar feitos da gestão. Também enfatizou que sai "com o coração partido, com o sentimento que poderia ter feito mais, porém com a sensação de dever cumprido".

Após ser oficializada a renúncia, o vice-presidente Carlos Frederico assumirá a presidência e terá como responsabilidade convocar novas eleições. Isso porque, segundo consta no estatuto do clube, “ocorrendo a vacância do cargo de Presidente Executivo antes de alcançada a metade do mandato, será realizada eleição para o cargo no prazo máximo de 15 dias e a substituição pelo Vice-Presidente Executivo será provisória, até a posse do eleito”.

Milton Bivar, que encabeçou a chapa "Sport de Primeira", foi reeleito presidente do Sport para o biênio 2021/2022 com 1.023 votos em pleito marcado por polêmicas. Foram apenas 38 votos de diferença em relação ao segundo colocado, Nelo Campos, da “Sport na Raça”, que obteve 985 votos. 

Inicialmente, a eleição do Sport iria acontecer no dia 18 de dezembro. Porém, após medidas restritivas anunciadas pelo Govenro do Estado, o pleito teve que ser adiado duas vezes, gerando a insatisfação de torcedores e candidatos da oposição, que chegaram a pedir que o novo chefe do Executivo fosse conhecido de forma remota. Algo descartado pela atual gestão, apegada ao estatuto do clube. 

Até a noite desta segunda-feira apoiadores do presidente tentavam convencê-lo a mudar de ideia. Vale salientar que em novembro de 2020, o dirigente se licenciou do cargo. Com a saída dele, o vice-presidente Carlos Frederico assumiu as atribuições. 

Veja também

Botafogo empata com o Vitória e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão
SÉRIE A

Botafogo empata com o Vitória e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão

Sul-Americana: Diniz lamenta erros na final e espera recompor para buscar vaga na Libertadores
CRUZEIRO

Sul-Americana: Diniz lamenta erros na final e espera recompor para buscar vaga na Libertadores

Newsletter