Logo Folha de Pernambuco

Copa do Brasil

Dominado, Sport perde para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e se complica na Copa do Brasil

Partida de volta está marcada para o dia 22 de maio, na Arena de Pernambuco

Atlético-MG 2x0 Sport, pela Copa do Brasil, na Arena MRVAtlético-MG 2x0 Sport, pela Copa do Brasil, na Arena MRV - Foto: Pedro Souza / Atlético

No principal desafio da temporada, o Sport viu sua vida na Copa do Brasil ficar complicada. Em visita inédita à Arena MRV, em Belo Horizonte, o Leão foi amplamente dominado pelo Atlético-MG, na noite desta terça-feira (30), e saiu de campo derrotado pelo placar de 2x0, em duelo de ida válido pela terceira fase. Foi o fim da invencibilidade de 13 jogos construída ao longo dos últimos dois meses. Para seguir vivo na competição, o Rubro-negro terá que bater o Alvinegro, no próximo dia 22, na Arena de Pernambuco, por três gols de diferença. Se repetir a vantagem construída pelos mineiros, a vaga nas oitavas de final será decidida nos pênaltis. 

Se contra o Vila Nova, na visão de muitos torcedores, o Sport teve sua grande atuação em 2024, diante do Atlético-MG, o Leão sofreu um choque de realidade no compromisso mais árduo da temporada. Apoiado por mais de 39 mil torcedores, o Galo sufocou o Sport durante toda etapa inicial. A equipe dirigida por Mariano Soso sequer conseguia passar do meio de campo. Com apenas três minutos de bola rolando, o Alvinegro já tinha tirado o grito de "uh" da massa presente em duas oportunidades. Primeiro, Guilherme Arana bateu cruzado e Caíque França fez ótima intervenção. Na sequência, o lateral-esquerdo cruzou e Paulinho, de coxa, mandou por cima da meta rubro-negra. 

A pressão era tanta, que o Atlético-MG chegou a abrir o placar, aos dez, com Gustavo Scarpa, após jogada de Hulk. Porém, o VAR entrou em ação e flagrou o capitão do Galo em posição irregular, anulando o tento. Preso na forte marcação adversária, o Sport assistia os donos da casa empilharem chances desperdiçadas. Scarpa, aos 14, e Otávio, aos 27, ficaram no quase. Aos 28, contudo, os donos da casa contaram com a contribuição de Felipinho para abrir o placar. Em mais uma jogada pela esquerda, Arana mandou na área, e o lateral leonino cortou, de cabeça, para o meio. Livre, Zaracho só teve o trabalho de testar para o fundo das redes. 

A única vez que o Sport ameaçou o gol alvinegro foi na reta final do primeiro tempo. Fabricio Domínguez fez jogada individual pela direita e cruzou para Gustavo Coutinho cabecear para fácil defesa de Everson. 

No intervalo, Mariano Soso optou por ajustar as falhas da equipe na base da conversa e voltou sem substituições para o segundo tempo. A mudança de postura foi até vista, mas não o suficiente para diminuir o ímpeto do Atlético. Com o mesmo ritmo dos 45 minutos iniciais, o clube mineiro viu Caíque França mandar finalização de Scarpa para escanteio. Em jogada ensaiada na cobrança, Arana se antecipou ao goleiro rubro-negro e fez 2x0. 

O prejuízo para o Sport só não foi maior, porque Caíque se esticou para salvar uma cabeçada de Hulk, aos 17, e finalização de Vargas, nos acréscimos. O chileno, aliás, chegou a balançar as redes, aos 27, mas viu o bandeira assinalar impedimento no lance. 

Ficha do jogo

Atlético-MG 2
Everson; Saravia, Battaglia, Fuchs (Mariano) e Guilherme Arana; Otávio, Allan Franco (Pedrinho), Zaracho (Vargas) e Gustavo Scarpa (Maurício Lemos); Hulk e Paulinho (Igor Gomes). Técnico: Gabriel Milito.

Sport 0
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe (Fábio Matheus), Fabricio Domínguez (Fabinho) e Lucas Lima (Chrystian Barletta); Tití Ortiz (Pedro Vilhena), Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso. 

Local: Arena MRV (Belo Horizonte/MG)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira e Daniel de Oliveira Alves Pereira (ambos do RJ)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Gols: Zaracho, aos 28' do 1T, Guilherme Arana, aos 12' do 2T (CAM)
Cartões amarelos: Guilherme Arana (CAM); Romarinho, Felipe (SPT)

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter