Logo Folha de Pernambuco

Futebol Alemão

Dortmund goleia Eintracht Frankfurt e toma liderança do Bayern na Bundesliga

O time do Vale do Ruhr tem em mãos a possibilidade de encerrar uma década de domínio hegemônico do gigante bávaro

Restando cinco rodadas para o final do campeonato, Borussia assume a liderançaRestando cinco rodadas para o final do campeonato, Borussia assume a liderança - Foto: INA FASSBENDER/AFP

O Borussia Dortmund goleou o Eintracht Frankfurt por 4x0 no Westfalenstadion neste sábado (22), e assumiu a liderança da Bundesliga com um ponto à frente do Bayern de Munique, que foi derrotado pouco antes pelo Mainz (3x1) fora de casa.

A cinco rodadas do fim do campeonato, o Borussia Dortmund ocupa a liderança da tabela com 60 pontos, contra os 59 do Bayern, campeão das últimas dez edições do campeonato alemão.

Com isso, o time do Vale do Ruhr tem em mãos a possibilidade de encerrar uma década de domínio hegemônico do gigante bávaro.

O inglês Jude Bellingham (19'), o zagueiro Mats Hummels (41') e o holandês Donyell Malen, duas vezes (24' e 66'), garantiram os três pontos para o time da casa.

Se o Dortmund do técnico Edin Terzic vencer os cinco jogos restantes, será campeão alemão, um título que persegue desde 2012.

Estes serão os adversários: Bochum (15º), Wolfsburg (8º), Mönchengladbach (10º), Augsburg (13º) e Mainz (6º).

"Fizemos uma partida muito boa. Estávamos lá ajudando um ao outro. Demos um bom passo à frente, mas nada além disso. Sexta-feira à noite temos a chance de aumentar a vantagem", disse Terzic em entrevista à Sky Sports.

- Bayern decepciona de novo -
Três dias depois da dura eliminação na Liga dos Campeões diante do Manchester City, o Bayern Munique voltou a sofrer, dessa vez perdendo para o Mainz (3x1) como visitante.

Apesar de Sadio Mané abrir o placar aos 29 minutos, marcando seu primeiro gol desde outubro, o Mainz (6º) balançou três vezes a rede do gigante bávaro no segundo tempo através do francês Ludovic Ajorque (65'), do luxemburguês Leandro Barreiro (73') e do espanhol Aaron Martín (79').

O Bayern venceu apenas dois jogos em sete desde a demissão do técnico Julian Nagelsmann e sua substituição por Thomas Tuchel no final de março.

Nos demais jogos do dia, duas equipes do meio da tabela, Wolfsburg (8º) e Werder Bremen (12º) conseguiram vencer fora de casa. Os 'Wölfe' atropelaram o Bochum (15º) com uma goleada de 5x1 e ainda sonham em poder disputar alguma competição europeia na próxima temporada.

O Bremen, por sua vez, encerrou uma série de resultados negativos com a vitória por 4x2 em Berlim contra o último colocado Hertha, depois de abrir 4x0 aos 63 minutos com os três primeiros gols marcados pelo atacante Marvin Ducksch.

O clube da capital está a 3 pontos da posição de repescagem (que leva à disputa de um play-off valendo a permanência contra o terceiro colocado da segunda divisão), ocupada atualmente pelo Stuttgart (16º), e está a 5 pontos da posição de salvação, ocupada pelo Bochum.

Veja também

STF retoma julgamento de habeas corpus de ex-jogador Robinho nesta sexta-feira (15)
CASO ROBINHO

STF retoma julgamento de habeas corpus de ex-jogador Robinho nesta sexta-feira (15)

Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, chega ao Recife para fomentar cenário local
Luta

Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, chega ao Recife para fomentar cenário local

Newsletter