Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Egito de Salah elimina Costa do Marfim nos pênaltis nas oitavas da Copa Africana

O Egito enfrentará o Marrocos nas quartas de final

Salah, astro da seleção do EgitoSalah, astro da seleção do Egito - Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Mohamed Salah converteu a quinta cobrança nas penalidades máximas diante da Costa do Marfim (0-0 após prorrogação) e garantiu ao Egito uma vaga nas quartas de final da Copa Africana das Nações, nesta quarta-feira, em Douala. 

O Egito, seleção com recorde de títulos continentais (7, o último em 2010), enfrentará o Marrocos nas quartas de final. 

O primeiro tempo foi de domínio dos egípcios, que acertaram uma bola no travessão, em um chute de Omar Marmoush (aos 17 minutos), e tiveram outra chance clara, em um disparo de primeira de Salah que o goleiro marfinense Ali Sangaré desviou com as pontas dos dedos (21). 

Com o passar dos minutos, o domínio do jogo passou para o lado marfinense e os 'Elefantes' estiveram perto de chegar ao intervalo em vantagem com um chute forte de Sébastien Haller que quase surpreendeu Mohamed Al-Shenawi (45+1).

Após o intervalo, a Costa do Marfim continuou a dominar o jogo e teve as duas melhores chances de gol: uma cabeçada de Haller aos 70 minutos e um chute de Wilfred Zaha aos 84, ambos defendidos por Al-Shenawi. 

Mas o goleiro egípcio se machucou neste segundo lance e foi Mohamed Abougabal quem defendeu o gol dos 'faraós' tanto na prorrogação, que terminou com o placar inicial, quanto na decisão por pênaltis. 

E nas penalidades, o zagueiro do Manchester United, Eric Bailly, perdeu a terceira cobrança marfinense, enquanto os egípcios converteram todas as suas cinco, incluindo a última, de Salah, para garantir a classificação. 

As oitavas-de-final terminam nesta quarta-feira com o jogo entre Mali e Guiné Equatorial, do qual sairá o adversário do Senegal nas quartas-de-final.

Veja também

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo
triatlo

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A
SÉRIE B

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A

Newsletter