Logo Folha de Pernambuco

RACISMO

Em ação antirracista, Fortaleza e Vasco omitem jogadores negros da escalação

"Para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade", dizem os clube em campanha conjunta

Fortaleza e Vasco se uniram em ação contra racismo no futebolFortaleza e Vasco se uniram em ação contra racismo no futebol - Foto: Reprodução/Twitter

Fortaleza e Vasco divulgaram suas escalações para a partida desta sábado com uma ação impactante: a omissão dos jogadores negros da lista. A iniciativa, explicada minutos depois por ambos os clubes, foi um movimento conjunto em campanha contra o racismo.

"Foi fácil perceber a ausência dos negros na escalação. E em outras áreas, você também nota? Juntos derrotaremos o racismo", postaram os clubes após a divulgação das escalações completas.

A ação se junta à da CBF que acontecerá ao longo desta rodada, com jogadores se sentando no gramado durante os 30 segundos iniciais de cada jogo, que também terá camisa e vídeo especial com atletas.
 

O movimento é impulsionado pelos ataques racistas praticados contra o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, no último domingo, no estádio Mestalla. O posicionamento forte de Vini e a indignação pela repetição dos ataques gerou repercussão mundial de autoridades do futebol e dos governos de Brasil e Espanha, que nos últimos dias têm alinhado medidas conjuntas pela causa antirracista e pela punição dos criminosos envolvidos nos episódios.

Veja o posicionamento completo de Fortaleza e Vasco:
 

Veja também

Santa Cruz anuncia chegada do centroavante Pedro Henrique, ex-Juazeirense
Reforço Tricolor

Santa Cruz anuncia chegada do centroavante Pedro Henrique, ex-Juazeirense

Claudio Ranieri voltará a treinar a Roma aos 73 anos
FUTEBOL

Claudio Ranieri voltará a treinar a Roma aos 73 anos

Newsletter