Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Em classificação histórica, Austrália supera a Dinamarca por 1-0 e está nas oitavas da Copa

O autor do gol histórico foi Mathew Leckie, aos 15 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque letal sem chances para os adversários

Austrália superou a Dinamarca e assegurou a vaga nas oitavasAustrália superou a Dinamarca e assegurou a vaga nas oitavas - Foto: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP

Com uma defesa sólida e um contra-ataque letal, a Austrália conseguiu uma classificação histórica às oitavas de final da Copa do Mundo após derrotar a Dinamarca por 1 a 0 nesta quarta-feira (30).

O elenco de Graham Arnold terminou em segundo lugar no Grupo D, com seis pontos, os mesmos da líder França, que, por sua vez, perdeu para a Tunísia por 1 a 0 e só permaneceu em primeiro pela diferença de saldo de gols: três dos 'Bleus' contra um dos australianos.

A Tunísia, que vencia e se classificava com o empate na partida dos 'Socceroos', acabou terminando em terceiro, seguida pela Dinamarca, que só acumulou um ponto na competição.

Assim, a Austrália se igualou ao seu melhor desempenho em Mundiais, conquistado pela geração de ouro do futebol australiano de Mark Viduka, Harry Kewell e Tim Cahill em 2006, na Alemanha.

O autor do gol histórico foi Mathew Leckie, aos 15 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque letal sem chances para os adversários.

Com seis partições em Mundiais, a Dinamarca, por sua vez, precisava da vitória, mas acabou sendo eliminada na fase de grupos, segunda ocasião desde a edição da África do Sul, em 2010.

Uma classificação no contra-ataque 
A Dinamarca assumiu o controle da partida desde o início, motivada pela necessidade de uma vitória, enquanto os australianos fecharam bem o sistema defensivo jogando em um 4-4-2, com volantes que não deixava espaço nas entrelinhas.

Quando os escandinavos chegaram perto de abrir o placar, o goleiro australiano Mathew Ryan se mostrou atento e entrosado com sua zaga.

Aos 11 minutos, na melhor chance da primeira etapa, ele espalmou por cima da trave um chute forte de Mathias Jensen.

Oito minutos depois, Ryan voltou a salvar o time com os pés em um cruzamento do lateral-esquerdo Joakim Maehle, que mirava em Martin Braithwaite na grande área.

Com Pierre Hojbjerg e o capitão Christian Eriksen liderando a posse de bola, a Dinamarca ainda procurava uma brecha para superar Ryan, mas a forte defesa australiana conseguiu absorver as investidas.

No segundo tempo, o domínio dinamarquês ainda aumentou, mas aos 15 minutos, Leckie abriu o placar para alívio dos australianos, que precisavam vencer, já que a Tunísia vencia a França e eliminava momentaneamente Austrália e Dinamarca.

Após um cruzamento dos dinamarqueses, a defesa australiana desviou e a bola chegou a Leckie no meio de campo.

O atacante logo disparou, driblou o lateral Maehle, que havia ficado como último homem, e finalizou de pé esquerdo no canto, sem chances o goleiro Casper Schmeichel, até então um mero espectador da partida.

O resultado confirmou a eliminação de Dinamarca e Tunísia, que apesar da grande vitória por 1 a 0 sobre a França, também saiu de mãos vazias.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter