Logo Folha de Pernambuco

Clássico das Emoções

Em decisão nos pênaltis, Náutico passa pelo Santa Cruz e está na final do Pernambucano

Partida foi decidida nas penalidades após um jogo de poucas emoções no tempo normal, que terminou no 0x0

Náutico vence Santa Cruz Náutico vence Santa Cruz  - Foto: Tiago Caldas / CNC

O Náutico está na final do Campeonato Pernambucano 2022. Após um clássico de poucas emoções, com o 0x0 mantido por todo os 90 minutos do jogo, o duelo deste sábado, no estádio dos Aflitos, acabou sendo definido nos pênaltis. E Edson Ratinho foi o responsável por desperdiçar a última cobrança e eliminar o Santa Cruz da competição. Agora, os alvirrubros esperam a definição do adversário da final, que sai do confronto entre o vencedor de Sport x Salgueiro contra o semifinalista Retrô. O Timbu também garante uma vaga na Copa do Brasil de 2023.

As duas equipes entraram em campo com as expectativas, geradas durante a semana de preparação para esta semifinal, atendidas. Com o retorno dos atletas que estavam suspensos do duelo contra o Fortaleza, Felipe Conceição ainda ganhou o reforço de Kieza - disponível após 45 dias se recuperando de lesão muscular. Pelo lado coral, com a totalidade do elenco à disposição, Leston Júnior promoveu os retornos de Júnior Sergipano na zaga e Rafael Furtado no ataque. O script estava montado, só faltou desempenho na etapa inicial.

Em um duelo marcado por muitas faltas e poucas emoções, o clássico foi um jogo entediante no seu primeiro tempo. O cenário, no entanto, parecia mais interessante para os planos corais, que apostaram na marcação diante de um Náutico pouco criativo e pressionado pelas cobranças que chegavam das arquibancadas dos Aflitos. Ao todo, foram  duas finalizações alvirrubras - todas longe do gol - contra três dos tricolores, sendo uma em direção à meta de Lucas Perri. 

O 0x0 no placar voltou com as equipes para o segundo tempo, e uma postura diferente acabou sendo ensaiada pelo Santa Cruz.  Logo aos 2 minutos, Mateus Anderson recebeu bom passe de Elyeser dentro da área, girou e chutou forte para defesa difícil de Perri. O Náutico, por outro lado, pouco evoluiu. Mesmo assim, a equipe aumentou a frequência nas finalizações. Faltava pontaria e continuava a pressão da torcida alvirrubra.

Na etapa final do segundo tempo, Náutico e Santa Cruz chegaram com perigo em dois lances seguidos. Aos 25, Rafael Furtado recebeu livre, mas se atrapalhou e perdeu a bola. No rebote, Matheuzinho chutou para fora. Arbitragem acabou marcando impedimento do camisa nove tricolor. A resposta alvirrubra, no entanto, valeu. Aos 29, Robinho arriscou um chute colocado e a bola passou perto da meta de Klever. A partida, no entanto, terminou no 0x0 e a decisão ficou para as cobranças de pênaltis.

Logo no início, o Náutico desperdiçou a primeira oportunidade com Jean Carlos errando o gol. O Santa Cruz, então, saiu na frente com Esquerdinha. Na sequência, Hereda cobrou firme e marcou para o Timbu; Alex Alves, por outro lado, errou e deixou tudo empatado.  Com Pedro Vítor e Amarildo, os alvirrubros ficaram na frente, mas Rodrigo Yuri e Marcos Martins também converteram seus pênaltis e a decisão seguiu até as duas últimas cobranças. Para o Timbu, Junior Tavares anotou. Edson Ratinho, no entanto, perdeu. Náutico classificado.

FICHA DE JOGO

NÁUTICO

Lucas Perri; Hereda, Rafael Ribeiro, Camutanga e Júnior Tavares; Richard Franco (Djavan), Rhaldney (Wagninho) e Jean Carlos; Robinho (Carpina), Kieza (Amarildo) e Léo Passos (Pedro Vitor). Técnico: Felipe Conceição

SANTA CRUZ

Klever; Marcos Martins, Júnior Sergipano, Alex Alves e Dudu Mandai; Elyeser (Rodrigo Yuri), Gilberto e Tarcísio (Esquerdinha); Matheuzinho, Mateus Anderson (João Henrique) e Rafael Furtado (Edson Ratinho).  Técnico: Leston Júnior

Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Deborah Cecília
Assistentes: Ricardo Chianca e Clóvis Amaral
Cartões amarelos: Pedro Vitor (Náutico); Klever, Rafael Furtado, Junior Sergipano(Santa Cruz)
Público: 10.006
Renda:

 

Veja também

Newsletter