Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Brasileiro

Em duelo de opostos, Sport visita o líder Atlético, pela Série A

Dono do pior ataque, Leão terá pela frente a melhor defesa do Campeonato Brasileiro

Hernanes, meia do SportHernanes, meia do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Duelo de opostos. Assim Atlético/MG e Sport se encontram, neste sábado (18), às 19h, no Mineirão, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Enquanto o Galo lidera a competição com 42 pontos e tem a melhor zaga, com apenas 13 gols sofridos, o Leão é o vice-lanterna, com 17 pontos conquistados e dono do pior ataque do certame, com oito tentos anotados. Além disso, o Alvinegro não sabe o que é derrota há 12 rodadas. Já o time pernambucano, vive jejuns de seis compromissos sem triunfar e balançar as redes. 

Se já não bastasse a pressão pelo bom resultado para iniciar uma recuperação dentro do campeonato, o Sport ainda busca quebrar um tabu diante do adversário. Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado nos pontos corridos, o Leão nunca venceu o Atlético em Minas Gerais. Em dez embates, os donos da casa levaram a melhor em sete, enquanto o empate prevaleceu em outras três oportunidades. 

Para tentar acabar com a sequência negativa, o técnico Gustavo Florentín poderá contar com peças importantes. Depois de deixar o campo, contra o Internacional na última rodada, se queixando de dores musculares, o zagueiro Sabino não teve lesão constatada e deve começar o jogo entre os titulares. Na parte ofensiva, Hernanes voltará a ser utilizado. O meia foi ausência ante o Colorado por ter que cumprir suspensão, após ser expulso contra o Athletico, em Curitiba. 

Por outro lado, o treinador leonino terá uma baixa significativa na formação inicial. Um dos principais nomes do Sport no Brasileirão, Zé Welison não poderá encarar o Galo. Isso porque o volante está emprestado ao Leão pelo clube mineiro. Em seu contrato, há uma cláusula que proíbe o cabeça de área de atuar contra o time que detém seus direitos econômicos. Se Florentín quiser dar mais consistência ao meio, Ronaldo e Betinho aparecem como opções. Outra hipótese é acionar Hernanes como segundo volante e ter um time mais leve na parte ofensiva. 

Atlético

De olho na semifinal da Libertadores, contra o Palmeiras, em jogo marcado para terça-feira, o Galo pode entrar em campo com novidades na escalação titular. No entanto, certo mesmo é que o lateral-direito Mariano e o volante Jair, suspensos, não vão para o jogo. No ataque, Diego Costa pode figurar entre os 11 iniciais pela primeira vez.

Ficha técnica

Atlético/MG
Everson; Guga, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana (Dodô); Allan, Tchê Tchê, Matías Zaracho e Nacho Fernández (Keno); Diego Costa (Vargas) e Hulk. Técnico: Cuca.

Sport
Mailson; Hayner, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Marcão, Ronaldo (Betinho), Hernanes, Everton Felipe; Mikael e Tréllez (Paulinho Moccelin). Técnico: Gustavo Florentín.

Estádio: Mineirão (Belo Horizonte/MG)
Horário: 19h
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
VAR: Péricles Bassols (SP)
Transmissão: Premiere. 

Veja também

Newsletter