Logo Folha de Pernambuco

Copa do Nordeste

Em jogo repleto de emoção, Sport vence Santa e segue vivo no Nordestão

Após três pênaltis marcados e duas expulsões, Leão venceu o rival com gol de Toró, nos acréscimos

Rafael Thyere é abraçado por companheiros, após abrir o placarRafael Thyere é abraçado por companheiros, após abrir o placar - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O segundo Clássico das Multidões da temporada foi recheado de emoções, no Arruda. Em duelo válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste, Santa Cruz e Sport se enfrentaram, na noite desta quarta-feira (31), precisando dos três pontos para seguir vivos na competição regional. No encontro marcado por duas expulsões e três pênaltis assinalados pela arbitragem, o Leão levou a melhor sobre a Cobra Coral e venceu pelo placar de 2x1. Agora, o time da Ilha do Retiro chegou aos cinco pontos e se mantém vivo na briga pela classificação. Já o Tricolor, estacionou nos três e vive situação delicada no certame. 

Com a necessidade do resultado de ambos os lados, já era de se esperar um clássico pegado no Arruda. Com bastante participação dos bancos de reservas, o árbitro Wagner Reway distribuiu quatro cartões amarelos na etapa inicial. Todos eles para o Sport. Com a bola rolando, o Rubro-negro chegou a ter mais de 70% de posse de bola nos primeiros minutos, mas era o Tricolor quem chegava com mais perigo. Aos 18, Adryelson derrubou Alan Cardoso na área e o juiz assinalou pênalti. Na cobrança, Pipico bateu firme e carimbou o travessão de Luan Polli. A chance desperdiçada não diminuiu o ímpeto coral, que logo na sequência marcou com William Alves. Mas, desta vez, o bandeira deu impedimento.

Sem oferecer perigo à meta de Jordan durante boa parte da etapa inicial, o Sport viu a sorte sorrir ao seu favor aos 35. Após Thiago Neves furar o chute, Adryelson tentou a finalização, mas a bola acabou sobrando para Rafael Thyere. Em posição irregular, o substituto de Maidana acertou o chute e viu a pelota passar sob as pernas do arqueiro coral para fazer 1x0. 

Na volta do intervalo, o Sport teve três grandes oportunidades de ampliar o marcador ainda antes dos dez minutos. Em duas delas, Neilton e Patric pararam em defesaças de Jordan. Acuado, o Santa tentava sair em velocidade, na maioria das vezes pelo lado esquerdo. E, em uma das espetadas, acabou tendo êxito. Madson fez boa jogada e foi derrubado por Patric. Novo pênalti para os donos da casa. Desta vez, Chiquinho foi para a cobrança e deixou tudo igual.

Desesperado pelo resultado, o time de Jair Ventura se lançou ao ataque e em lance inacreditável, por pouco, não voltou a ficar na frente. Após lance confuso na área, Thyere bateu, Jordan falhou e William Alves viu a bola bater em sua cabeça e na trave, para impedir o tento rubro-negro. Na reta final, o Santa teve Marcel expulso, enquanto o Sport viu Thyere ir para o chuveiro mais cedo, antes do lance decisivo do encontro. Após cabeçada de Adryelson, Ítalo Melo, de costas, tocou com a mão na bola. Novo pênalti dado pela arbitragem, desta vez, aos 50. Estreante no clássico, Toró foi para a cobrança e deu números finais ao jogo.  

Ficha do jogo

Santa Cruz 1
Jordan; Ítalo Melo, William Alves, Júnior Sergipano e Alan Cardoso; Caetano, Elicarlos (Marcel) e Karl; Chiquinho, Madson (Felipe Almeida) e Pipico (Léo Gaúcho). Técnico: João Brigatti.

Sport 2
Luan Polli; Patric, Thyere, Adryelson e Sander; Marcão (Ricardinho), Betinho e Thiago Neves (Gustavo); Neilton (Chico), Maxwell (Toró) e Mikael (Dalberto). Técnico: Jair Ventura.

Estádio: Arruda (Recife/PE)
Árbitro: Wagner Reway (PB)
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa (PB) e Schumacher Marques (PB)
Gols: Thyere, aos 35' do 1T e Toró, aos 51' do 2T (SPT); Chiquinho, aos 17' do 2T (STA)
Cartões amarelos: Marcel (STA); Marcão, Ricardinho, Thiago Neves, Neilton, Maxwell, Toró (SPT)
Cartões vermelhos: Marcel (STA); Thyere (SPT) 

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Pré-Copa do Nordeste: CBF confirma confrontos para início de janeiro; Santa e Retrô jogam
FUTEBOL

Pré-Copa do Nordeste: CBF confirma confrontos para início de janeiro; Santa e Retrô jogam

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"
FUTEBOL

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"

Newsletter