Esportes

Em meio à pandemia do coronavírus, Etiene se diz contra Olimpíada

Para nadadora pernambucana, o momento é de focar na saúde das pessoas e nos valores humanos antes de qualquer coisa

Etiene é contra realização dos Jogos OlímpicosEtiene é contra realização dos Jogos Olímpicos - Foto: Igo Bione

Após reflexão a respeito do novo panorama que o mundo vive, com a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretando pandemia por conta do coronavírus (COVID-19), Etiene Medeiros se posicionou. A nadadora pernambucana deu seu recado para quem lhe pergunta sobre a realização do principal evento esportivo, marcado para julho em Tóquio: "Sem saúde, não tem Jogos Olímpicos para ninguém".

"O COI manteve os Jogos Olímpicos. É um ano que representa muito para nós atletas de alto rendimento. Eu não sou a favor. O mundo grita para uma outra situação, focada na saúde. Nosso planejamento está sendo recuado. Muita gente sem piscina e sem poder treinar, ou seja, sem conseguir seguir os planos de treinamento. Não cabe a mim decidir, mas sim falar sobre. Quanto mais a gente se unir e olhar para o próximo, vamos passar por essa", disse Etiene.

A pernambucana teria duas competições visando sua preparação para os Jogos Olímpicos, entre fim de março e início de abril, na Argentina e na Holanda. Entretanto, ambas foram canceladas. A seletiva olímpica, marcada para 20 a 25 de abril, que definirá os representantes do Brasil em Tóquio/2020, foi adiada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), a princípio, para 22 a 27 de junho.

"É um momento difícil que estamos passando. De todos os lados me perguntam sobre como enxergo tudo isso. Para mim está sendo tempos de reflexão profunda. O planeta pede socorro. Pede para desacelerarmos. Reflitam sobre seus atos diários", comentou.

"Em momentos de crise é que a gente vê como as pessoas pensam. No momento em que estamos, todo mundo é igual. Dou graças a Deus por ter casa, comida, acolhimento de médicos, de uma instituição. Mas tem muita gente que não tem. Então pensem nos outros e ajudem quem conseguem ajudar. Vizinhos, familiares, a se conscientizarem", finalizou.

Leia também:
Membro do COI critica insistência em manter Jogos em julho
Tóquio-2020: COI vê pressão aumentar por decisão final

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter