Série B

Em missão quase impossível, Sport visita o Vila Nova sonhando com o acesso

Bola rola às 18h30 deste domingo (6), em Goiânia; veja cenários

Vagner Love é esperança de gols do SportVagner Love é esperança de gols do Sport - Foto: Rafael Bandeira/SCR

A situação está longe de ser das mais simples, mas o Sport entra em campo neste domingo (6) com esperanças de conseguir o tão sonhado acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Em duelo válido pela 38ª rodada da Série B, o Leão visita o 13º lugar Vila Nova, às 18h30, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia.

Com 56 pontos, o Rubro-negro é o atual 6º colocado e precisa secar os rivais, além de tirar uma grande diferença de gols, para chegar ao principal objetivo da temporada. 

O time comandado por Claudinei Oliveira chega ao derradeiro duelo com um saldo de seis gols positivos. Bahia e Vasco, que somam 59 pontos, têm 13 e 11 gols a favor, respectivamente. O time baiano encara o CRB, no Rei Pelé. Já o Cruzmaltino tem confronto direto contra o 5º colocado Ituano - 57 pontos -, em São Paulo.

Em um dos cenários, o Sport tem que golear o Vila Nova e torcer para o Tricolor de Aço perder por uma boa margem de gols para os alagoanos, de uma forma que ultrapasse o rival regional no saldo de gols. Caso isso aconteça, o Leão conseguiria retornar à Série A, independentemente do resultado entre Ituano e Vasco.

Outra possibilidade do Rubro-negro chegar ao acesso pode ser pelo número de cartões vermelhos. Se vencer o Vila por uma margem de quatro gols, e o Bahia perder para o CRB por uma diferença de três, por exemplo, pernambucanos e baianos ficariam empatados no número de vitórias, saldo de gols, gols marcados e nos confrontos diretos.

No quinto critério de desempate, entretanto, o Leão entra em campo levando vantagem. São cinco cartões vermelhos para os leoninos contra oito dos tricolores.

O cenário acima, entretanto, só serve para o Sport, caso o Vasco pontue em seu jogo ou perca por dois gols de diferença. Isso porque, se o Cruzmaltino perder por uma margem de apenas um gol para o Ituano, ficaria com o mesmo saldo dos nordestinos, mas levaria vantagem no número de gols marcados.

Atualmente, os cariocas somam 47 bolas na rede, mais do que Sport e Bahia teriam ao fim da competição.  

Segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances leoninas de conseguir a façanha é de 0,04%. Vale lembrar, que neste formato da Segundona, apenas o Vitória, em 2006, consegiu subir de divisão com 59 pontos. 

Ficha técnica

Vila Nova
Georgemy; Railan, Rafael Donato, Jordan e Willian Formiga; Ralf, Jean e Marlone; Dentinho, Neto Pessoa e Kaio Nunes. Técnico: Allan Aal.

Sport
Saulo; Eduardo, Thyere, Sabino e Sander; Ronaldo Henrique, Fabinho e Luciano Juba; Labandeira, Vagner Love e Gustavo Coutinho. Técnico: Claudinei Oliveira. 

Estádio: Oba (Goiânia/GO)
Horário: 18h30
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
VAR: Igor Junio Benevenutto de Oliveira (FIFA/MG)
Transmissão: TV Globo e Premiere.

Veja também

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Newsletter